Por Luciana Botto- Rede Alese
Pensando na formação dos jovens em sua completude, a deputada estadual Maria Mendonça (PSDB) propôs na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), através de indicação nº 279/2019, sugerindo ao Governo do Estado a realização de cursos na área do empreendedorismo feminino.
A medida, sugere que os cursos sejam realizados uma vez ao mês, e está direcionado à estudantes do ensino médio da rede pública estadual, a serem desenvolvidos pela Secretaria da Educação do Esporte e da Cultura do Estado de Sergipe.
Em justificativa, Maria Mendonça considera a proposta um meio de potencializar e estimular nos jovens conhecimentos que permitam viabilizar alternativas de emprego e renda; a ampliação de competências e práticas, que possibilitem uma gestão empresarial eficiente, produtiva, combinada com formação técnica.
Vale ressaltar que a proposta está apensada ao projeto de lei, oriundo de audiência pública proposta pela deputada, que tratou da temática empreendedorismo feminino. O PL está em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa Legislativa.
Maria Mendonça defende a implementação dessa política pública nos eixos da educação empreendedora, na capacitação técnica, no acesso ao crédito e na divisão da tecnologia. Para ela, a escola tem um papel fundamental na formação dos jovens, e o estado possui meios de efetuar convênios com a Universidade Federal de Sergipe (UFS). “Indiscutivelmente, o desenvolvimento de uma sociedade passa pelo investimento educacional”, salientou a deputada Maria Mendonça.
Foto: Jadilson Simões