A deputada estadual Maria Mendonça (PP), apresentou a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) na manhã da última quinta-feira (07), em sessão plenária, indicação de Nº 144/2016, que trata de Implementação do Projeto de Capacitação Profissional dos Portadores de Necessidades Especiais – PNE’s, de acordo com o artigo 198 da Resolução de Nº 33, datada de 14 de dezembro de 2005.
De acordo com a parlamentar, no Brasil os portadores de necessidades especiais são discriminados na sociedade e são excluídos do mercado de trabalho. Para ela, a implantação do projeto de capacitação além de qualificar, o PNE’s irá exercer uma profissão de carreira no mercado de trabalho.
Maria Mendonça explicou ainda que a maioria das empresas contratam PNE’s com a porcentagem de acordo com que a Lei determina. Sem levar em conta que o portador de necessidades especiais geralmente atinge altos níveis de desempenho no trabalho e possuem maiores índices de frequência e devoção.
“É necessário desenvolver metodologias e ferramentas de ensino que permitam aos PNE’s além da inclusão social, uma alternativa funcional de aprendizado e de formação básica que possa vir a gerar novas perspectivas sociais, educacionais e profissionais”, salientou Maria Mendonça
Por Luciana Botto, Agência Alese de Notícias