Maria Mendonça revela preocupação com possibilidade de fechamento de unidade do CB em Itabaiana

A deputada estadual Maria Mendonça (PP) revelou-se extremamente preocupada com a possibilidade de fechamento da unidade do Corpo de Bombeiros, localizada no município de Itabaiana e que atende a toda a região circunvizinha. “Esse assunto começou a ser ventilado ontem pela manhã, numa emissora de rádio local e nos causou grande preocupação, pois o Corpo de Bombeiros, que presta relevantes serviços, é imprescindível, considerando que Itabaiana conta com cerca de 100 mil habitantes e tem um comércio pujante (depois da capital, Aracaju, é o segundo maior do Estado), o que produz riscos concretos dada a quantidade de material inflamável que é comercializado”, ponderou Maria.

Em entrevistas a emissoras de rádio da capital e do interior do Estado, ontem (28) e hoje (29), Maria Mendonça destacou que, ao saber da possibilidade de fechamento, telefonou aocomandante do CB, coronel Dória, para saber as razões que justificariam a medida. “Muito solícito, ele nos explicou que, além do efetivo está envelhecido, a unidade de Itabaiana não tem pessoal para atender as demandas. Para nós, isso não aparece, pois o Bombeiro tem pessoal muito preparado que presta um serviço imprescindível a todo o povo itabaianense e à região como um todo”, contou Maria.

Na conversa com a deputada, o comandante revelou que há meses está sendo feito um estudo, considerando as unidades instaladas em Itabaiana, Lagarto, Propriá e Estância para avaliar qual delas seria fechada. A propensão maior para Itabaiana, explicou o comandante, deve-se ao fato de, além da falta de pessoal, há ainda a necessidade de pagar o aluguel do prédio onde está instalada a unidade. Nos demais municípios, os imóveis são próprios.

A deputada lembrou que a implantação do Corpo de Bombeiros em Itabaiana foi fruto de uma luta sua que começou em 2003. Á época, ela propôs uma Indicação, aprovada pela Assembleia Legislativa, fazendo essa reivindicação ao Governo do Estado.

“Foi um avanço importante, considerando as demandas existentes no município e em toda a região. Agora, não podemos assistir ao seu fechamento por falta de estrutura. Seria um retrocesso e não podemos aceitar calados todo esse desmonte”, afirmou Maria Mendonça.

Mobilização – A parlamentar ressaltou que se o comando do Bombeiros tivesse revelado essas dificuldades, agora pontuadas, a população e todos os segmentos organizados já teriam se mobilizado para encontrar uma solução. “Não tenho dúvida disso. O itabaianense é um povo solidário e sempre disposto a contribuir”, disse, anunciando que vai mobilizar a CDL, o Rotary, segmentos religiosos, maçonaria, Câmara de Vereadores, prefeitos e moradores. “Não tenho a menor dúvida de que todos estarão engajados nesse luta para mantermos a unidade do Bombeiro em nosso município, que é de extrema importância”, frisou.

Maria Mendonça disse que vai pedir uma audiência ao governador Jackson Barreto para tratar sobre o assunto e mostrar que Itabaiana é um município que cresce a passos largos e não merece viver esse retrocesso. “Itabaiana e o seu povo merecem um tratamento melhor por parte do Governo. E é isso, o que queremos e vamos lutar”, avisou a deputada. Para ela, essa é a hora de unir esforços, sobretudo, por se tratar de um órgão que presta um serviço essencial, com profissionais altamente preparados e que, graças a Deus e a eles, diversas vidas já foram salvas. “Vamos nos mobilizar e demover o comando de tomar essa decisão drástica. Faremos essa mobilização e nos manteremos atentos para garantir o melhor para o nosso povo”, afirmou a deputada, em entrevista a vários segmentos da imprensa sergipana.

A deputada estadual Maria Mendonça (PP) revelou-se extremamente preocupada com a possibilidade de fechamento da unidade do Corpo de Bombeiros, localizada no município deItabaiana e que atende a toda a região circunvizinha. “Esse assunto começou a ser ventilado ontem pela manhã, numa emissora de rádio local e nos causou grande preocupação, pois o Corpo de Bombeiros, que presta relevantes serviços, é imprescindível, considerando que Itabaiana conta com cerca de 100 mil habitantes e tem um comércio pujante (depois da capital, Aracaju, é o segundo maior do Estado), o que produz riscos concretos dada a quantidade de material inflamável que é comercializado”, ponderou Maria.

Por Ascom Parlamentar