Maria Mendonça reconhece benefícios da produção agrícola de forma integrada

A deputada Maria Mendonça (PP) conheceu o funcionamento do processo aquaponia e hidroponia, uma técnica de cultivo sem o uso da terra e que gera desenvolvimento da produção agrícola e da piscicultura de forma integrada. O assunto foi discutido hoje, no plenário da Assembleia Legislativa pelo acadêmico em agronomia, José Roberto Santos, a partir de uma iniciativa da deputada estadual Goretti Reis (PMDB). Ele tratou sobre a inclusão do processo de hidroponia e aquaponia no sistema pedagógico.

Para Maria o Estado deve analisar a viabilidade da implantação dessas técnicas na produção do cardápio escolar da rede estadual de ensino, como alternativa para garantir acesso a alimentação saudável aos estudantes. “Há um ano, nenhum alimento produzido em Sergipe passa por monitoramento de agrotóxicos pela Anvisa. Nesse sentido, a inserção dessas técnicas deve se tornar uma política publica porque, nos últimos anos, temos visto a população enfrentar sérios problemas de saúde decorrentes do uso indiscriminado dessas substâncias que provocam efeitos gravíssimos ao organismo”, defendeu Maria, ao parabenizar a colega pela decisão da palestra.

Mendonça,  também, salientou que a exposição deixou clara que os dois sistemas  favorecem pequenos produtores. “As imagens da produção em Boquim, por exemplo, mostram que a economia de água com essa técnica é de 90% em relação às outras técnicas de plantio em solo, ou seja, permite ainda um beneficiamento do meio ambiente”, completou Maria Mendonça.

Durante a palestra, José Roberto dos Santos destacou que no Brasil existem poucos laboratórios de pesquisa instalados nas escolas com a finalidade de contribuir para que os estudantes recebam uma alimentação de qualidade. “São alimentos plantados na água, a exemplo de tomates, alfaces, pepinos sem nada de agrotóxico”, detalhou.

Assessoria Parlamentar deputada Maria Mendonça