Maria Mendonça propõe melhorias para os papiloscopistas sergipanos

A deputada estadual Maria Mendonça (PSDB) propôs, na sessão plenária de hoje (17), que o Poder Legislativo formalize uma Moção de Apelo ao governador Belivaldo Chagas pedindo mais atenção do Governo com a carreira dos agentes papiloscopistas da Secretaria de Segurança Pública de Sergipe. A parlamentar acompanhou a palestra de representantes da categoria no Grande Expediente da Assembleia Legislativa e defendeu “o reforço do efetivo e a modernização da estrutura de trabalho do Instituto de Identificação para que eles continuem a exercer um trabalho exitoso”.

A propositura, segundo observou Maria, objetiva sensibilizar o Governo para atender a reivindicação dos papiloscopistas para vinculação direta da classe à Polícia Civil. “Esses profissionais, responsáveis pela análise das impressões digitais nas investigações criminais, passariam a ser classificados como peritos papiloscopistas nas mesmas condições dos demais peritos criminais”, explicou, parabenizando os trabalhadores pelo “papel extremamente importante que vêm desempenhando no Estado, embora ainda falte o devido reconhecimento ao empenho que empreendem”.

Maria Mendonça também apontou a necessidade de reestruturação da carreira. Segundo ela, atualmente, o Estado tem apenas 32 profissionais para atender as demandas de uma população de 2,3 milhões de habitantes. O déficit de pessoal, somada à ausência de um aparato tecnológico eficiente, tem impedido a elucidação de diversos crimes, conforme observou a deputada.“É lastimável que muitos procedimentos ainda precisem ser realizados manualmente”, disse Maria, ao apelar à sensibilidade do governador Belivaldo Chagas no sentido atender os pleitos da categoria, considerando que a situação “prejudica diretamente a população, que vê a violência crescer e não consegue respostas com a apuração dos crimes”.

Da Assessoria da Parlamentar