Maria Mendonça prestigia a entrega do Diploma do Mérito Educacional

Por Habacuque Villacorte

A deputada estadual Maria Mendonça (PSDB) representou a Assembleia Legislativa de Sergipe e o presidente Luciano Bispo (MDB), na solenidade de entrega do Diploma de Honra ao Mérito Educacional aos professores Almir Santana (2020) e José Ricardo de Santana (2021), outorgadas pelo Conselho Estadual de Educação de Sergipe (CEE/SE), no final da tarde dessa terça-feira (23), no auditório da Biblioteca Pública Epiphanio Dória.

Deputada estadual Maria Mendonça

A diplomação de Honra ao Mérito Educacional é oferecida a personalidades que se destacaram na área da educação em Sergipe. As restrições por conta da pandemia do novo coronavírus (covid-19), adiaram a premiação de 2020 e, só agora, o médico e professor Almir Santana foi contemplado. O secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, Dr. Josué Modesto dos Passos Subrinho, representou o governador Belivaldo Chagas (PSD) na solenidade.

“Uma homenagem justíssima que estamos prestigiando hoje. Dr. Almir Santana é uma figura pública que dispensa comentários e que se colocou a serviço da sociedade sergipana. Deixando seu próprio consultório para servir a uma causa nobre que é cuidar das pessoas infectadas pelo HIV. Isso não tem preço e essa homenagem é uma questão de justiça. Como também o professor José Ricardo de Santana, que vem dedicando sua vida à Educação e o Conselho Estadual acerta em valorizar dois grandes profissionais”, comentou a deputada Maria Mendonça.

Conselho Estadual de Educação

O presidente do Conselho Estadual de Educação, professor João Luiz Andrade Dória, explicou que desde 2011 que a entidade vem prestando esse tipo de reconhecimento e que em 2020, por conta da pandemia, as homenagens ficaram prejudicadas. “A homenagem é muito justa por conta de todo o trabalho que eles desenvolvem junto à Educação sergipana. Almir faz um trabalho há décadas, também voltado para a Saúde pública e respeitado em todo o território nacional”.

Em seguida, João Luiz Andrade Dória, destacou a forma como o professor José Ricardo de Santana vem desenvolvendo as ações a frente da Superintendência Executiva da Secretaria de Educação. “O Conselho Estadual homenageia e reconhece o trabalho desenvolvido por essas duas personalidades, escolhidas por maioria absoluta dos membros”.

Josué Modesto Subrinho

Secretário Josué Modesto Subrinho

O secretário de Estado da Educação aprovou as escolhas do Conselho Estadual. “Almir Santana é médico por formação, mas tem uma trajetória na área de Educação, como professor de cursinhos e pela ação de buscar conscientizar as pessoas sobre o perigo das doenças infectocontagiosas, promovendo a prevenção e demonstrando os preconceitos acerca do HIV”.

Em seguida, Josué Modesto disse que o professor José Ricardo de Santana “tem uma trajetória notável como educador, desde a Universidade Federal de Sergipe (UFS) até chegar à gestão pública, sendo presidente da Fapitec, diretor do CNPQ e vem desenvolvendo importantes trabalhos na SEDUC”, completou o secretário.

Almir Santana

Professor e Médico Almir Santana

O primeiro homenageado no evento, o médico Almir Santana, lembrou que sempre dividiu sua trajetória de luta em duas frentes: como médico e como professor. “Esse reconhecimento do Mérito Educacional é a aprovação do trabalho que nós procuramos realizar com os nossos estudantes, para que eles sejam bons profissionais no futuro”, pontuou.

Almir Santana acrescentou ainda a importância da solidariedade em sua vida. “A matéria que eu procurei ensinar para todos os meus alunos, ao longo desses 50 anos, foi a solidariedade. Minha intenção foi ajudar para que meus alunos sempre busquem ajudar as pessoas, com coragem para lutar, para serem mais felizes. É isso que promovemos na sala de aula”.

José Ricardo de Santana

Professor José Ricardo é homenageado

Por sua vez, o professor José Ricardo de Santana não escondeu a satisfação em receber a honraria pelo Conselho Estadual de Educação. “Para nós foi uma grata surpresa, é verdade, mas também motivo de muita felicidade. Atribuo ao trabalho desenvolvido por toda a equipe da Secretaria esse reconhecimento do Conselho, quando estamos fechando três anos de trabalho”.

Superintendente executivo da Secretaria de Educação desde 2019, José Ricardo explica que vem buscando aplicar seus métodos de trabalho na Seduc e valorizou o empenho de todos durante a pandemia. “Os desafios foram enormes porque tivemos que mudar muito em pouco espaço de tempo, mudamos para o modelo digital e formalizamos vários convênios”.

Fotos: Joel Luiz