logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Maria Mendonça: Possibilidade de crise no abastecimento de água preocupa deputada

Utilizando o espaço do grande expediente da Casa Legislativa na tarde desta segunda-feira, 7, a deputada estadual, Maria Mendonça, (PP), se declarou preocupada com a escassez dos recursos hídricos, a qual preocupante cenário acarretará na diminuição da vazão das barragens de Sobradinho e Xingó, a partir de janeiro de 2007.

O que ocorre é o seguinte, Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) está prestes a reduzir a vazão do Rio São Francisco do patamar atual de 800 para 700 metros cúbicos por segundo (m³/s), mediante frequente baixo índice de chuvas no Norte/Nordeste.  A autorização da defluência foi dada por meio da Resolução 1283/2016, da Agência Nacional de Águas (ANA).

A deputada fez sua exposição em consonância ao discurso feito pelo deputado Georgeo Passos na tarde de hoje, dando assim,  suporte a pauta sobre a possibilidade de crise no abastecimento de água em Sergipe.  A preocupação é que com a vazão do Rio São Francisco baixada para 700m3/s, a captação que a Deso fica comprometida e traz o risco de colapso no abastecimento nestas três cidades, além de atingir cerca de 1 milhão de pessoas na Grande Aracaju, que recebem água da Adutora do São Francisco.

“Fomos a favor da Revitalização do Rio São Francisco para que situações como essa não viesse a ocorrer, é claro que a questão da ausência de chuvas levou a ocorrer a baixa de vazão. Mas há ainda a questão do desmatamento, e toda agressão que foi feita   pelo ser humano em torno do rio da integração nacional, e que fez provocar o assoreamento do rio. Tudo isso foi falta de cuidado dos governantes e da população ao longo dos anos, nascentes foram deterioradas”, lamentou Maria Mendonça.

Interface

Sugeriu convidar a Deso, Cohidro e a Secretaria de Meio Ambiente para que órgãos apresentem medidas para essa situação. “Estamos com duas barragens de perímetros irrigados, em que a vazão está baixíssima e nós estamos muito preocupados, a população e todos que conhecem essa realidade. Se não chover esses dias as nossas barragens irão sofrer um colapso”, analisou a deputada em seu discurso.

 

Por Agência de Notícias Alese

Foto: César de Oliveira

 

 

 

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo