Maria Mendonça pede cautela no retorno das aulas

Por Habacuque Villacorte

A deputada estadual Maria Mendonça (PSDB) participou da Sessão Extraordinária Remota da Assembleia Legislativa, na manhã da quarta-feira (5), para fazer uma reflexão sobre o retorno das aulas presenciais, dos alunos dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, das redes pública e privada, a partir do próximo dia 10.

A parlamentar registrou uma reunião do secretário de Educação com os representantes do Sindicato dos Professores em que ele se comprometeu em responder às inúmeras demandas e questionamentos por meio de ofício. Em seguida, Maria Mendonça pontuou que mediante reunião com o Comitê Científico, o governador Belivaldo Chagas já autorizou o retorno das aulas no dia 10.

A deputada leu a nota do sindicato em que após ampla assembleia unificada, com os professores da rede estadual e das 74 redes municipais, decidiu entrar em greve contra o retorno das aulas e em defesa da vida, por testagem dos estudantes e por condições sanitárias nas escolas. O sindicato acionará a Justiça e prepara um grande ato para o dia 10, às 8 horas, em frente à Secretaria de Educação.

A própria OMS classifica como trágica a realidade, com a nova onda do vírus no Brasil. No nosso boletim endemiológico do dia 04 de março, foram 872 novos casos de infectados e 27 mortes. Já são mais de 206 mil pessoas que testaram positivo e 4.384 mortos. Apelamos ao governador, mas também ao Comitê Técnico e Científico”, informou a deputada.

Maria Mendonça citou a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) suspendendo a decisão do Rio de Janeiro sobre a vacinação, deixando claro que as autoridades só podem promover alterações no Plano Nacional de Vacinação mediante critérios técnicos. “Defendo uma reflexão entre a educação e a vida. Temos que optar sempre pela vida. Não há como recuperar depois. Todos perdemos amigos, conhecidos e, até, familiares. Peço a sensibilidade de todos”.

Foto: Jadílson Simões