Por Wênia Bandeira
A deputada Maria Mendonça (PSDB) pediu, nesta terça-feira, 13, a atenção do Governo do Estado para os problemas vivenciados por pessoas com ansiedade e depressão. Ela citou diversas vezes que trouxe o assunto para debate. O assunto foi sua pauta na sessão mista da Assembleia Legislativa de Sergipe.
“Há anos lutamos em defesa da adoção de medidas que de alguma forma visem a auxiliar as pessoas a lidarem com o quadro de ansiedade e ajudá-las a não entrarem em depressão. E nesse viés, em 2011, propusemos a indicação Nº 235, pleiteando a inclusão de psicólogos no quadro de pessoal técnico permanente das escolas”, recordou.
Ela falou que em 2019, através do Projeto de Lei Nº 126, buscou a implantação da política pública destinada ao diagnóstico e tratamento da síndrome da depressão na rede pública de saúde do estado. O PL foi aprovado na Alese, mas foi vetado pelo Executivo sob a alegação de inconstitucionalidade.
“Diante da relevância do tema, no ano passado, demos entrada na indicação 583, pleiteando que o Governador (Belivaldo Chagas) enviasse a essa Casa o PL instituindo a referida política pública, mas infelizmente isso não ocorreu. Sabe-se que se antes já era visível a necessidade da instituição da política pública, em 2020, com o advento da pandemia, tornou-se imprescindível”, declarou.
Maria Mendonça citou um estudo feito pela Universidade de Ohio, na cidade de Athens, Estados Unidos, que aponta que o Brasil é o líder entre outras dez nações em índice de ansiedade e depressão durante a pandemia. A pesquisa indicou que, entre as 1500 pessoas questionadas, 63% demonstravam sintomas ansiosos e 59% um quadro de depressão.
Ela ainda acrescentou que, em maio, protocolou o PL 70/2020, propondo a contratação emergencial temporária de psicólogos, psiquiatras e terapeutas ocupacionais pela secretaria de estado da saúde. Ela pediu que o projeto entre na pauta para votação pela Casa.
“Tentemos sensibilizar o Governo acerca da necessidade de abraçar e priorizar a demanda, pois sabemos que este momento está sendo muito difícil para todos. Precisamos nos unir, ser solidários, estar prontos para entender que o próximo é muito importante para nós”, afirmou.
Solidariedade aos músicos
A deputada aproveitou para prestar sua solidariedade aos músicos e ao setor de eventos. Ela disse que esta categoria vem sofrendo em razão da paralização de suas atividades devido à pandemia do Novo Coronavírus.
“De fato, é uma situação que requer a compreensão de todos e necessário se faz que tenhamos misericórdia porque os músicos estão passando fome assim como o seguimento de eventos e os nossos artistas. O trabalho deles depende de estar com o público, aglomerado, infelizmente nós não estamos podendo por conta da pandemia. Precisamos prestar a nossa solidariedade nesse momento, a nossa irrestrita solidariedade aos músicos e vamos sim estar juntos um tentando ajudar”, declarou.
Foto: Jadilson Simões