Maria Mendonça parabeniza prefeita de Capela por vacinação

Por Stephanie Macêdo

A deputada estadual Maria Mendonça, na Sessão Extraordinária Mista de hoje, 4, parabenizou a prefeita do município de Capela, Silvany Mamlak, e o coordenador da força-tarefa Covid-19, professor doutor Lysandro Borges, pelor desenvolvimento de ações e iniciativas que auxiliarão no enfrentamento à Covid-19.

A deputada destacou que, dentro do cenário vacinal, o município de Capela atingiu números importantes. Um total de 96,1% dos profissionais de saúde e 96% dos idosos previstos na primeira fase de vacinação (acima de 90 anos) já receberam a segunda dose da vacina contra a Covid-19. Ela enfatiza que a iniciativa foi positiva e favorável.

“A cidade de Capela será pioneira num estudo realizado pela Universidade Federal de Sergipe, com o objetivo de atestar a eficiência das vacinas desenvolvidas pela Sinovac, fabricada no Brasil pelo Instituto Butantan e Astrazeneca/Oxford, fabricada no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz). Com isso quero parabenizar a prefeita Silvany pelo processo rápido de vacinação no município, e ao doutor Lysandro Borges pela iniciativa inédita que trará resultados importantes para toda a população”, declarou Maria Mendonça.

A deputada também comentou a atitude da Secretaria de Estado da Saúde (SES) por dar início ao processo de testagem em 10 municípios de Sergipe. Esses municípios, até o momento, atingiram o maior número de óbitos. Ela ressaltou a iniciativa  da testagem como positiva, frisando que a vacinação deva ocorrer em todo o Estado com mais urgência.

Maria também comentou sobre a aprovação no Senado, ontem, do 1º turno da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) Emergencial, com medidas de controle dos gastos públicos e que autoriza o pagamento de até R$ 44 bilhões por meio do novo auxílio emergencial. “É um valor muito pouco mas já serve de ajuda para muitas pessoas  em situação de vulnerabilidade”, disse.

Foto: Joel Luiz