Maria Mendonça faz menção ao Dia Nacional da Consciência Negra

No pequeno expediente da sessão plenária da tarde de hoje, dia 20 de novembro, a deputada Maria Mendonça utilizou a tribuna da Casa Legislativa, para fazer  menção ao Dia Nacional da Consciência Negra –  Em todo o país, data homenageia o  Zumbi,  escravo que foi líder do Quilombo dos Palmares e morreu em 20 de novembro de 1695.

Em seu pronunciamento, deputada  destacou a necessidade de igualdade racial entre o ser humano, e o resgate da cidadania afugentada pelo racismo. “Seja branco, seja amarelo, seja preto, o cidadão precisa ter a sua cidadania garantida através de seus talentos, das suas potencialidades e de seu compromisso enquanto cidadão pelo aquilo que faz.  E aí sim,  a gente perceberá que há avanços. Mas,  da forma que está hoje,  vemos que os avanços  foram ínfimos demais, e os direitos continuam sim, sendo discriminados.  Não queremos isso,  queremos que brancos, negros, todas as cores, possam ter os mesmos direitos. A sua cidadania é que forma como você o é”, asseverou Maria Mendonça.

Finalizou sua fala ressaltando que, quiçá um dia, a data de hoje, não seja mais motivo de reflexão. “É lamentável que a cor seja vista, pela questão cultural,  situação que precisa ser revista e que todos os cidadãos desse país repudie esses gestos e essas atitudes de discriminação. Então que nesse dia, Dia da Consciência Negra, esperamos que esse dia não seja mais motivo de reflexão  e para o amadurecimento do ser humano. O ser humano precisa ser tratado conforme  a Lei o garante, e a gente espera que de fato o nosso  possa trabalhar esse tema, e possa garantir a cidadania brasileira  a todos os cidadãos independente de cor”,  ressaltou Maria Mendonça.

Por, Agencia de Notícias Alese – #REDEALESE

Foto: César de Oliveira