Maria Mendonça faz apelo para comunidade Carrilho ser inserida no Dom Távora

A deputada estadual Maria Mendonça, participou nesta terça-feira, na Sala de Comissões da Casa Legislativa,  da apresentação do Programa Dom Távora. Cenário foi dirigido pelo secretário de  Estado da Agricultura do Governo de Sergipe, Esmeraldo Leal. O programa, que tem contrapartida do  Governo do Estado com o  Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) está orçado em  R$ 85.867.932,00, a serem investidos em  Sergipe junto à população rural, empoderando-a para reduzir a pobreza, aumentar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e fortalecer a resiliência.

Em Sergipe, apenas 12 municípios do Baixo São Francisco e do Sertão estão envolvidos com o Dom Távora. O número atual de famílias beneficiadas com as ações do projeto é de, atualmente, 638. Até o ano de 2019, a estimativa é que esse número de famílias contempladas com o  projeto chegue a 12 mil. Famílias pobres que vivem nas áreas rurais de atuação do Dom Távora e que estejam organizados em associações, comunidades quilombolas e assentamentos rurais podem participar do projeto, que exige que, no mínimo, 30 % dos beneficiários sejam mulheres e jovens rurais.

Na oportunidade, a parlamentar sugeriu ao secretário, Esmeraldo Leal, que Cooperativa dos Beneficiadores de Castanha do Povoado Carrilho (Coobec), do município de Itabaiana, Sergipe, fosse inserida no Programa Tom Távora. Estima-se que mais de cem famílias no Povoado tenham como fonte de renda a Castanha de Caju. Projeto tem amplo critérios para inserir demais associações, o que é um indicador do atual número de famílias beneficiadas.

“ É de lá que sai a maior parte do produto comercializado nas feiras livres, supermercados e praias de Aracaju.  Gostaria de ver se cabe a inserção dessa associação no Projeto Dom Távora, ampliaria a capacidade da produção, da oferta e os recursos obtidos ampliariam ainda a qualidade de vida dessa comunidade”, sugere e justifica Maria Mendonça.  Somente, por meio da Coobec, do povoado Carrilho, são produzidas duas toneladas de castanhas por mês.

Em conclusão à sua fala, disse a deputada que, “não podemos deixar esse dinheiro ser devolvido por não utilizá-lo. Precisamos inserir comunidades nesse projeto, ver o que pode ser feito para contemplar demais outras comunidades das que já estão,  como a de Carrilho e as da Mangabeiras também”, asseverou  Maria.

Barragem Jacarecica

Na oportunidade, fez novo apelo, de que a Seinfra se some a demais órgãos do governo, junto a prefeitura de Itabaiana, para realizarem um grande  mutirão  em prol da limpeza da Barragem do Rio Jacarecica. “O rio secou, e as irrigações no perímetro irrigado pararam. Não choveu nos últimos anos e técnicos alertam sobre ainda maior  diminuição de chuvas. Então, essa barragem, que  abrange três municípios além de Itabaiana,  já tem mais de 30 anos de existência, momento pede que ela tenha manutenção, e como secou, sua limpeza. Para isso, junto a associação  de agricultores, estamos nos somando para realizar esse mutirão de limpeza no Jacarecica”, esclareceu a realidade, a parlamentar.

Por Agência de Notícias Alese

Foto: Jadilson Simões