Mais uma vez a deputada Maria Mendonça (PP) enalteceu a tradicional Festa dos Caminhoneiros que está acontecendo em Itabaiana e já se consolidou como marca da pujança econômica, cultural e religiosa do município, localizado na região Agreste do Estado. Durante a sua fala, Maria prestou uma homenagem aos caminhoneiros que, no seu entender, são “verdadeiros desbravadores das estradas”.
“Com alegria presto minha homenagem a uma categoria profissional cuja prática é construída na obrigatória renúncia ao convívio familiar, no enfrentamento dos riscos da natureza, na violência do trânsito, na distância e silenciosa saudade, na insegurança da chegada, na superação dos seus limites, fazendo do seu dever em transportar cargas a mais nobre missão de contribuir com o crescimento e desenvolvimento deste nosso querido Brasil, o caminhoneiro”, declarou a deputada.
Com uma frota bem considerável de caminhões, Itabaiana possui o título de Capital Nacional do Caminhão, a partir de uma propositura do senador Eduardo Amorim (PSC). “Além dos números, o amor e o respeito do itabaianense pela categoria evidenciam a grandeza da celebração, também, dedicada ao Padroeiro Santo Antônio”, afirmou a parlamentar, ressaltando que “Itabaiana vive um clima de festa onde a religiosidade, tão forte e presente no seu povo, mistura- se e se confunde com a história de uma gente que alia fé e trabalho, como alicerces de um traço histórico que a distingue e a torna cada vez maior, promissora e desenvolvida”.
Considerada patrimônio cultural imaterial de Sergipe – a partir de uma propositura da própria Maria Mendonça, cuja lei foi sancionada pelo Governo do Estado – a festa, que chegou à sua 52ª edição, transforma o cotidiano da cidade serrana ao longo dos 13 dias dedicados a celebrar a categoria que lhe projetou nacionalmente. A parlamentar aproveitou para reforçar o convite aos parlamentares, à imprensa e a toda a sociedade sergipana para que prestigiem as celebrações em louvor a Santo Antônio que se estendem até o dia 13 de junho, quando ocorre a tradicional procissão do caminhoneiro, encerrando o trezenário.
“Posso assegurar a cada um que se fizer presente que, a partir de então, não deixarão de ir a Itabaiana, para se regozijar com os festejos de Santo Antônio, a Festa dos Caminhoneiros e a convivência com o seu povo, que tão bem recebe e se alegra com as presenças dos que se somam e se solidarizam com a alegria e com a fé, presentes nas mentes e nos corações dos ceboleiros”, concluiu Maria Mendonça.
Da Assessoria Parlamentar