A deputada estadual Maria Mendonça (PSDB) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (12), para fazer um resgate histórico da Festa dos Caminhoneiros, a mais tradicional manifestação cultural do município de Itabaiana, no agreste de Sergipe, ao tempo em que fez uma defesa pela valorização do profissional das estradas. “Vivenciamos no mês passado uma mobilização nacional dos caminhoneiros e ficou nítido o quanto esses homens bravos e guerreiros são fundamentais para o progresso do Brasil, muito embora, lastimavelmente, não sejam considerados com a relevância devida”, observou a parlamentar itabaianense.
Há quatro anos reconhecida oficialmente como “Capital Nacional do Caminhão”, a partir de uma propositura do senador Eduardo Amorim (PSDB), conforme salientou Maria, a cidade serrana acolhe “caminhoneiros e turistas vindos de todas as partes do país, e oferece uma demonstração de sua pujança, reconhecida pela forte ligação de seu povo com a religiosidade e o destemor pelo trabalho”.
Considerada patrimônio cultural imaterial de Sergipe – a partir de uma propositura da própria Maria Mendonça, cuja lei foi sancionada pelo Governo do Estado – a festa, que chegou à sua 53ª edição, transforma o cotidiano da cidade serrana ao longo dos 13 dias dedicados à categoria que lhe projetou nacionalmente. A deputada, que acompanha a Festa dos Caminhoneiros desde sua formação há mais de meio século, estimulou os profissionais a “continuarem se esforçando por um Brasil menos desigual”.
DEVOÇÃO
Durante sua fala, Maria Mendonça também aproveitou para reforçar o convite aos parlamentares, à imprensa e a toda a sociedade sergipana para que prestigiem as celebrações em louvor a Santo Antônio que se estendem até o dia 13 de junho, quando ocorre a tradicional procissão do caminhoneiro, que será iniciada no Povoado Igreja Velha, tendo como destino final a igreja matriz no centro da cidade, que tem o mesmo nome do santo homenageado.
Por Ascom Parlamentar
Foto: Jadilson Simões