Por Assessoria Parlamentar
A partir desta terça-feira (31) ocorre em Itabaiana a tradicional Trezena de Santo Antônio, festividade do calendário religioso da cidade que homenageia Santo Antônio, padroeiro do município. “Esse período, para nós, tem um significado muito especial. A religiosidade pujante do nosso povo é materializada em todas as ações”, destacou a deputada estadual – itabaianense – Maria Mendonça (PDT), ressaltando que “a tradição reflete a fé, a gratidão e a alegria da população”.
Maria explicou que o Trezenário se encerra no dia 12 de junho com a homenagem aos caminhoneiros e a procissão de Santo Antônio. “A comunidade acorda e abre as suas casas para reverenciar Santo Antônio, assim como a esses guerreiros que, de forma silenciosa e solitária, ajudam a desenvolver o Brasil, levando cargas de responsabilidade de Norte a Sul do país. Eles têm a minha admiração e respeito”, falou a deputada, observando que a cidade é “acordada ao som das buzinas dos caminhões”.
O carinho e o respeito que a parlamentar possui pelos caminhoneiros se traduzem em ações em benefício desses profissionais. É de autoria dela, por exemplo, o Projeto de Lei que confere a Itabaiana o título de Capital Nacional do Caminhão. Também é de Maria Mendonça a iniciativa que reconhece a festa do caminhoneiro como Patrimônio Cultural Imaterial de Sergipe.
“Quero parabenizar a todos os envolvidos e, em especial à comunidade católica por tanto empenho e amor na condução de toda a festividade que faz parte da nossa cultura e tradição”, afirmou Maria.
Foto: Jadilson Simões/Agência de Notícias Alese