Por Assessoria Parlamentar
A deputada estadual Maria Mendonça (PSDB) revelou hoje a sua preocupação com as sequelas psicológicas que já vêm sendo deixadas pela Covid-19 em milhares de pessoas. “Já se ouve especialistas falando em uma “quarta onda sanitária”, caracterizada por uma crise de saúde mental em todo o planeta, conforme alertou a própria Organização Mundial da Saúde, no mês passado”, disse.
Para ela, faz-se necessária a implementação de uma política pública de saúde mental visando acompanhar os cidadãos que vêm sendo impactados, especialmente, nesse período de isolamento social, onde o distanciamento de entes queridos, a incerteza da volta ao trabalho e tantos outros fatores, apavoram e geram pânico.
“Muitos já enfrentavam problemas de ordem emocional e psicológica e, infelizmente, diante de todo esse processo de medo e incerteza, isso tem se evidenciado muito mais”, afirmou a deputada, ao citar que o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, declarou que “o impacto da pandemia na saúde mental das pessoas já é extremamente preocupante”.
Maria destacou que a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou um relatório que defende o investimento urgente em serviços de saúde mental. “Para a ONU, essas ações devem ser consideradas essenciais, inclusive para acesso remoto”, lembrou Maria Mendonça, ressaltando que esse momento tem provocado angústia, tristezas, nervosismos e uma série de outras situações que se não forem tratados poderão progredir para uma depressão severa.
Foto: Jadilson Simões