logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Maria Mendonça destaca importância do Janeiro Branco

Por Assessoria da Parlamentar

Autora do Projeto de Lei 126, datado de julho de 2019, que versa sobre a política de prevenção, diagnóstico e tratamento da Síndrome da Depressão na rede pública de Saúde de Sergipe, a deputada estadual Maria Mendonça (PSDB) destacou hoje (14), a importância da Campanha Janeiro Branco, cujo slogan deste ano é “quem cuida da mente, cuida da vida”.

“Infelizmente, a depressão é uma realidade que tem levado muita gente ao suicídio e a automutilação. Campanhas como essas geram um despertar para o problema que muitas vezes afeta pessoas próximas a nós e não nos damos conta”, afirmou Maria, ressaltando que o seu Projeto, sugere a detecção dos casos, promovendo a prevenção. “Dentre as medidas está a identificação, o cadastramento e o acompanhamento dos pacientes, promovendo abordagens sobre o tema de modo a garantir uma maior conscientização sobre o problema’, explicou.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) uma média de 12 milhões de pessoas (5,8% da população) sofrem de depressão. Segundo os números, é a maior taxa da América Latina, a segunda maior das Américas e a quinta mais elevada do mundo. O Brasil também lidera o ranking, no mundo, os chamados transtornos de ansiedade, problema que afeta uma média de 9,3% dos brasileiros.

“Precisamos propor políticas públicas que visem esse cuidado com a saúde mental do nosso povo. E como o tratamento nem sempre é acessível, o poder público deve oferecer as condições necessárias para que os pacientes com qualquer sintoma da doença, possa ter acesso a um profissional para o devido diagnóstico e tratamento”, afirmou a deputada.

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo