A deputada Maria Mendonça (PP) apresentou Moção de Apelo ao governador do Estado, Jackson Barreto, para que viabilize a reforma da ciclovia da Avenida Marechal Rondon, na zona Norte de Aracaju. A medida possui um caráter preventivo a fim de evitar acidentes, considerando o elevado número de pessoas que circulam na região, conforme salientou a parlamentar na propositura lida no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) esta semana.
De acordo com Maria, uma reportagem veiculada na imprensa local recentemente mostrou a necessidade de reparos para proporcionar segurança aos ciclistas. A deputada observou que o trecho da via ciclística que está anexo à ponte sobre o rio Poxim corre o risco de desabar, principalmente, porque “o material é diferente, pois enquanto a ponte é de concreto, a ciclovia é metal, já envelhecido e deteriorado, expondo a ausência de manutenção da mesma, muito embora a circulação de veículos naquela região seja intensa”.
Ao ponderar que a utilização das bicicletas tem sido apontada como uma das soluções para o transporte urbano, Maria Mendonça sugeriu que a recuperação da ciclovia ocorra em caráter de urgência. Segundo ela, a persistência do descaso expõe as pessoas que insistem em trafegar pela área, mesmo em condições inadequadas, a uma situação de risco.
“A Avenida Marechal Rondon possui um tráfego intenso de veículos e ciclistas, justamente devido à ligação que faz de Aracaju a São Cristóvão, passando pela Universidade Federal, tornado necessária a manutenção periódica da ciclovia”, justificou a deputada Maria Mendonça, ao expor sua preocupação com os estudantes, trabalhadores e demais cidadãos que utilizam a pista diariamente.
Texto e foto: Ascom parlamentar