Maria Mendonça apoia o Sintese sobre vacinação prioritária

Por Stephanie Macêdo

Na manhã desta terça-feira (9), durante a Sessão Extraordinária Mista, a deputada Maria Mendonça(PSDB) declarou que entende e apoia a proposta apresentada pelo Sindicato dos Professores de Sergipe (Sintese) ao Poder Legislativo. Os professores pedem o apoio dos parlamentares para serem inseridos nos grupos prioritários da vacinação contra a Covid-19.

O motivo da manifestação dos professores – que realizaram uma vigília em frente ao prédio da Alese no dia de ontem (8) – se deu pela perspectiva da volta às aulas na Rede Pública de Sergipe, datada para ocorrer no dia 22 de março. Para a deputada Maria Mendonça, a preocupação dos professores é pertinente, diante do aumento de casos de contaminados pelo vírus no Estado.

Os 24 deputados da Casa Legislativa receberam um ofício do Sintese, nele há a preocupação da vulnerabilidade entre todos que estarão de volta nas instituições de ensino. Destacam que não basta somente garantir condições sanitárias nas escolas, estabelecidas pelas autoridades de Saúde. Eles citam também que o contingente de trabalhadores e trabalhadoras da Educação é composto por pessoas com faixa etária acima de 40 anos, e muitos desses com comorbidades.

Diante desse cenário, a deputada Maria Mendonça disse que falou com o governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, sobre a preocupação do Sintese. Segundo a parlamentar, Belivaldo também  entendeu a preocupação dos professores, mas explicou que a vacinação dos grupos prioritários obedece ao Plano Nacional de Vacinação, do Governo Federal.

“O governador disse irá se reunir com o Comitê Científico para avaliar essa questão do retorno das aulas deste ano. Haverá uma possível mudança na data da voltas às aulas, saindo do dia 22 de março para o dia 5 de abril”, contou a parlamentar.

Os deputados Ibrain Monteiro e João Marcelo, também se manifestaram sobre o assunto. Eles disseram ter recebido o ofício do sindicato dos professores e que entendem a preocupação dos professores e demais funcionários das escolas. Com isso, que apoiam a condição de os professores serem inseridos no grupo prioritário de vacinação.

Fotos: Joel Luiz- Alese