Maria Mendonça alerta para as doenças cardiovasculares no Dia Mundial do Coração

Ocupou a tribuna no pequeno expediente, na manhã dessa terça-feira (29), da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), a deputada estadual Maria Mendonça (PP), para alertar sobre as doenças cardiovasculares.

Iniciou cumprimentando todos os prefeitos, empresários, comerciantes e imprensa que ocuparam as galerias da casa. Durante seu pronunciamento, Maria Mendonça mostrou- se preocupada com as dificuldades que os municípios sergipanos estão passando, em virtude da queda de arrecadação do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). De acordo com a parlamentar “não é justo o que está acontecendo com as prefeituras de todo o país, onde os recursos estão cada vez mais escassos e reduzidos”, disse Maria Mendonça.

Ainda em seu discurso, a parlamentar lembrou que o dia 29 de setembro é comemorado o Dia Mundial do Coração. “Um dia para chamar a atenção da população e alertar para os cuidados preventivos com o órgão”, salientou Maria Mendonça.

De acordo com dados apresentados por Maria Mendonça, às doenças cardiovasculares atingem um número elevado, são 300 mil óbitos ao ano, 17 milhões de pessoas afetadas com patologias cardiovasculares, sendo que 60% da população é masculina e 40% feminina. Citou ainda, dois problemas mais frequentes, o acidente vascular cerebral (AVC) e o infarto agudo do miocárdio. Lembrou também da importância dos cuidados preventivos, desde aferir a pressão arterial, do histórico familiar, entre outros. “Hoje é um dia de reflexão acerca dos cuidados com o coração”, finalizou.

Por Luciana Botto – Agência Alese de Notícias
Foto: César de Oliveira