Em razão da entrega da Medalha de Honra “Deputada Quintina Diniz”, a deputada estadual Maria Mendonça enalteceu a atuação de mulheres que têm provocado transformações sociais em diversos municípios sergipanos. “A participação feminina em funções relevantes tem contribuído com o desmonte de preconceitos e isso demonstra o quanto ainda é preciso fazer para abolir a cultura do machismo, tão nefasta a todas as pessoas”, disse a parlamentar, nesta segunda-feira (5), durante a entrega da honraria a prefeitas sergipanas, em sessão especial alusiva ao Dia Internacional da Mulher, na Assembleia Legislativa.

mariamendonca0503-2A deputada, que já foi prefeita do município de Itabaiana, pontuou a presença de mulheres ocupando cargos em governos locais como “um importante passo para consolidação da democracia”. Para Maria, a sensibilidade e compromisso de cada uma das prefeitas, “demonstrados bem antes de assumirem o comando da Administração Pública, quando se faziam presentes com práticas sociais e humanas, culminaram com o reconhecimento popular”.

Mendonça lembrou que Sergipe tem hoje dez municípios administrados por mulheres, quatro deputadas estaduais, uma senadora, além das dezenas de vereadoras. Números que, segundo observou, revelam o quanto as lutas femininas por direitos  têm contribuído com as conquistas sociais, embora ainda seja necessário o empenho de todos pela busca de igualdade. “Não pleiteamos uma divisão entre homens e mulheres. Defendemos a união e o respeito às individualidades e características que definem e distinguem os seres humanos”, ponderou a deputada, ao propor políticas que promovam a justiça e igualdade de oportunidades às mulheres.

mariamendonca0503“Este surgimento de um novo olhar sobre a participação feminina na condução do destino de Sergipe”, salientou Maria Mendonça, teve suas raízes no legado deixado pela deputada Quintina Diniz, patrona da honraria concedida nesta segunda. “Oradora eloquente, Quintina se tornou, no ano que a mulher conquistou o direito ao voto, a primeira Deputada Estadual por Sergipe, tendo sido Deputada Constituinte. É uma filha de Laranjeiras que honra o nosso Estado também pelas posições coerentes e comprometidas que tomava”, apontou Maria Mendonça, revelando seu apreço pelo “traço forte da sensibilidade e simplicidade de Quitina capaz de alçar voos com o objetivo de servir, que ainda me inspira”.

Da tribuna, Maria Mendonça também incentivou as demais mulheres sergipanas a não desistirem da luta por espaços, ainda que isso imponha abnegação e superação de preconceitos. “Só através daquelas que fazem das suas práticas diárias um exercício de servir voltadas ao bem comum, conseguiremos assegurar direitos e construir cidadania”, concluiu a parlamentar, defendendo que mais mulheres “somem esforços para ensinar às novas gerações o quanto é imprescindível a luta por igualdade e respeito”.

 

Da Assessoria da Parlamentar