logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Maria destaca Projeto Acolhe e defende que SE adote igual modelo para prevenir os males provocados pelas drogas

Após conhecer o Projeto Acolhe, adotado pelo Governo de Alagoas e que tem resultado na redução da criminalidade, a deputada estadual Maria Mendonça (PP) defendeu que o Governo de Sergipe conheça a estrutura e adote modelo semelhante visando uma política de prevenção e consequente combate ao alto índice de violência e transgressões.

“É um projeto feito com amor que tem surtido efeito extremamente positivo. Os depoimentos que ouvimos revelam que a comunidade alagoana tem sentido paz”, disse, acrescentando que ficou claro “para todos nós que tudo depende de vontade política. Se o Governo de Alagoas não tivesse abraçado o projeto, não teria dado certo. Junto com os poderes constituídos, Alagoas está sendo transformado”.

A deputada contou que a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência de Alagoas (Seprev) conseguiu diminuir a taxa de assassinatos em 16,6% e já assistiu 25 mil dependentes químicos.  “o Estado, que chegou a ser o mais violento do país (hoje ocupa a oitava posição no ranking nacional), dá demonstração clara de que a prevenção é o remédio mais eficaz nesse processo”, disse Maria.

Conhecendo a prática assertiva

Acompanhada de uma comissão formada por colegas deputados, foi a Alagoas, quinta-feira e sexta-feira passadas, a convite do deputado Givaldo Carimbão (PHS/AL), conhecer o Acolhe, cujo propósito é resgatar vidas e restituir cidadania à crianças, jovens e adultos que se depararam com o mundo das drogas e do crime. Para ela, o Projeto deve servir de exemplo para o Brasil.

Ela contou que a comissão que foi a Alagoas vai marcar uma reunião com o governador Jackson Barreto para que “possamos falar dessa experiência que vivemos no Estado vizinho. A nossa expectativa é de que o Governo de Sergipe abrace esse projeto e possa devolver dignidade, respeito e cidadania a diversos cidadãos que vivem no submundo das drogas e dos crimes”.

Em discurso na Assembleia Legislativa, ela ressaltou que “enquanto em Alagoas já sobram vagas nas cadeias, Sergipe, infelizmente, lidera o ranking de Estado mais violento e tem negligenciado a segurança pública, fazendo com que muitas famílias sergipanas sejam destruídas por conta das drogas”.

Total assistência

Ainda segundo Maria, durante os dois dias de visita foi possível conhecer as casas de acolhimento, onde os dependentes químicos são assistidos de forma gratuita e “passam por um processo de abstinência e, mesmo quando recaem, não deixam de ser acompanhados”. Ela acrescentou que o Governo, também, preocupou-se com a ressocialização dos viciados.

“Quando eles voltam para o seio da família, já têm emprego garantido e vão exercer a sua cidadania dignamente”, completou a parlamentar, parabenizando a iniciativa do Governo de alagoano e o deputado Carimbão, idealizador do projeto.

Para ela, através de uma rede articulada com todos os demais poderes e segmentos sociais, é possível prevenir e reduzir os índices de criminalidade. “Vivemos em Sergipe uma situação gravíssima que nos angustia sobremaneira. Precisamos trabalhar para que possamos garantir dias melhores ao povo sergipano. O Governo do Estado precisa demonstrar que quer mudar esse quadro. Já sabemos que é possível. Basta ter vontade e mobilizar toda a sociedade”, concluiu Maria.

 

Da Assessoria Parlamentar

 

Foto: César de Oliveira

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo