Por Assessoria Parlamentar
A deputada estadual Maria Mendonça (PSDB) destacou hoje (17) a iniciativa do Ministério Público do Trabalho (MPT) que, por meio de Manifesto, ratificou apoio à Convenção 190 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que explicita diretrizes de enfrentamento de violência e assédio no trabalho.
“É preciso reforçar medidas como essas, principalmente quando há toda uma mobilização em torno do Agosto Lilás, cujo objetivo é conscientizar a sociedade sobre os tipos de violência sofridas por mulheres e como enfrentá-las”, afirmou a deputada, autora da Lei 8.577/2019, que institui a campanha Agosto Lilás, em Sergipe.
Maria reforçou a importância de difundir iniciativas que garantam o engajamento de toda a sociedade para que possa gerar uma rede de apoio no enfrentamento à violação de direitos e violência praticadas contra a mulher. “Esse mal não está, somente, em casa. Está presente, também, no ambiente de trabalho, provocando danos psicológicos que afetam a produtividade, a segurança e a motivação dessas mulheres”, ponderou.
A parlamentar, ainda, destacou que a Convenção 190, defendida pelo MPT, é o primeiro tratado internacional que versa sobre este assunto no mundo do trabalho e entrou em vigor em meados deste ano. “Somente seis países ratificaram esta convenção. Seria ideal que o Brasil se juntasse à Argentina, ao Equador, à Fiji, à Namíbia, à Somália e ao Uruguai e instituísse essa proposta”, declarou.
Foto: Assessoria Parlamentar