Maria defende união de todos os setores para resolver problema dos matadouros

A deputada estadual Maria Mendonça (PSDB) defendeu hoje (19) uma parceria entre todos os segmentos representativos da sociedade para que, juntos, possam discutir e encontrar solução para o problema dos matadouros, cuja maioria está fechada causando sérios prejuízos, sobretudo, aos trabalhadores e à população que não consegue comprar a sua carne. Em sua fala, na tribuna da Assembleia Legislativa, ela destacou, também, a importância da formação de uma comissão suprapartidária para mediar essas discussões junto a todos os envolvidos.

“Esse não é um problema dos marchantes, mas de toda a população sergipana que está sendo afetada, também”, disse a deputada, reconhecendo que os matadouros precisam obedecer ao que preceitua a legislação em termos de estrutura para o devido funcionamento. No entanto, observou Maria, é preciso que todos os órgãos e instituições se unam para que, em consenso, garantam o direito dessas pessoas sustentaram as suas famílias dignamente.

Ao falar sobre a possibilidade de, pelo menos, os polos regionais puderem estruturar os seus abatedouros e garantir a abertura para atender a todo o Estado, Maria salientou que essa é uma luta sem cor partidária. “É uma luta à qual todos devemos nos somar porque está em jogo a sobrevivência de centenas de famílias”, disse Maria, ressaltando que desse diálogo devem participar Legislativos, Executivos, Ministérios Públicos (estadual e federal) e demais órgãos envolvidos direta ou indiretamente na questão.

No seu entender, faz-se necessário uma saída menos nociva para os pais e mães de família que estão sendo prejudicados e impedidos de viverem com dignidade. “Somo-me a essa luta e o meu gabinete, como sempre esteve, continua à disposição dos senhores e das senhoras”, afirmou a deputada, durante a sessão desta terça-feira da qual participaram representantes dos marchantes, parlamentares, gestores e trabalhadores de matadores que estão impedidos de exercerem as suas funções.

Junto com a irmã, a prefeita de Itabaiana Carminha Mendonça, Maria tem conversado com segmentos diretamente envolvidos com o tema para buscar uma saída, sobretudo, visando a reabertura do matadouro de Itabaiana fechado na gestão do prefeito afastado Valmir de Francisquinho.

Por  Ascom Parlamentar

Foto: Jadilson Simões