logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Maria: bloqueio das contas escancara falta de gestão do Estado

 

A deputada estadual Maria Mendonça (PP) manifestou, na sessão plenária desta quarta-feira (3), sua preocupação com os reflexos do bloqueio das contas do Estado de Sergipe em virtude de uma pendência financeira junto ao Tesouro Nacional. “A sociedade sergipana está perplexa porque Jackson Barreto desgovernou o Estado, que está deteriorado no que diz respeito à segurança, à educação, e à saúde”, lamentou a parlamentar, ressaltando que “a população será, novamente, penalizada pela ineficiência da gestão estadual em contornar suas dificuldades”.

A deputada destacou que a retenção dos recursos da primeira parcela do Fundo de Participação dos Estados (FPE) é só a ponta de uma “tragédia anunciada”. Maria ressaltou que não foi por falta de conselhos que o Governo chegou à situação tão lastimável. “Eu, assim como tantos outros colegas parlamentares, reiteradas vezes, ocupamos a tribuna da Assembleia para apontar a necessidade de um choque de gestão e de um planejamento, pautado nas prioridades da população”, disse Maria, ao reprovar a “insensibilidade do governador Jackson Barreto, que preferiu não ouvir os alertas do Legislativo”.

Um dos exemplos da inaptidão do Governo, segundo elencou Maria, é a quadra poliesportiva que será inaugurada no município de Itabaiana, no agreste do Estado. Uma obra que, conforme salientou, foi iniciada em 2009. “Estamos em 2018. Quase dez anos depois será inaugurada, uma obra que poderia ter sido concluída em 2011”, afirmou, observando que “nesses nove anos, a juventude itabaianense foi privada do direito ao esporte e lazer em um espaço estruturado”.

“Quando faltam políticas públicas eficazes”, prosseguiu Maria, “o povo padece com o aumento da criminalidade”. Segundo a deputada, a prova disso é a crescente onda de violência que perpassa o município serrano e tantas outras regiões pelo interior sergipano. “Só neste ano, já registramos 27 homicídios em Itabaiana, a maioria vitimou jovens e adolescentes envolvidos com a drogadição e marginalidade”, completou Maria Mendonça, ressaltando que até hoje o Governo não tomou a iniciativa de dialogar com os deputados e a sociedade sobre o programa de recuperação de viciados que uma comissão parlamentar propôs, com base no projeto que foram conhecer em Alagoas.

DESASSISTÊNCIA

Embora reconheça que houve avanços na Saúde, a deputada Maria Mendonça relatou a “dramática situação” de uma idosa internada em um hospital de seu município, que há dias espera por um marca-passo. “Há uma semana estamos tentando trazer a paciente do Hospital Pedro Moreno porque há um risco de morte, mas o médico não consegue vaga em uma unidade de Aracaju para que a transferência seja feita”, contou a parlamentar, lembrando também a suspensão do fornecimento de gases medicinais no Hospital de Urgência (Huse), denunciado por ela na Assembleia, ontem (3).

APELO

Maria Mendonça concluiu o seu aparte ao pronunciamento do colega deputado Georgeo Passos (PTC), observando a necessidade de que “o chefe do Executivo tenha a compreensão de que foi eleito governador de todos os sergipanos”. A deputada, mais uma vez, reforçou seu apelo para que, “com sensibilidade, Jackson ouça os brados de socorro dos cidadãos sergipanos que estão cansados de terem seus direitos negados, e reconheça a obrigação de fazer os ajustes necessários aos equívocos que se arrastam ao longo dos últimos anos”.

 

Por Ascom Parlamentar

Foto: César de Oliveira

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo