A ideia é propor Moções coletivas, subscrita por todos os parlamentares que compuseram a Comissão Suprapartidária
A deputada Maria Mendonça (PP) falou hoje sobre (2) a intenção de apresentar duas Moções de Apelo endereçadas ao Governo do Estado e ao Ministério da Saúde para que adotem as medidas necessárias para garantir a celebração de convênio entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e a Clinradi, primeira clínica privada de radioterapia de Sergipe.
As proposituras não serão de Maria, isoladamente, mas de todos os deputados que compuseram uma Comissão Suprapartidária, formada na semana passada com o propósito de conhecer as instalações da Clinradi.
A intenção, de acordo com Maria Mendonça, é permitir que os pacientes à espera do tratamento oncológico sejam atendidos de maneira digna, sem sofrer interrupções no tratamento. “Tivemos oportunidade de conhecer a estrutura do Centro Médico e perceber a possibilidade de que o Estado ofereça um tratamento de qualidade com tecnologia de ponta para os que estão aguardando há tanto tempo na fila dos hospitais públicos”, justificou Maria.
A deputada acrescentou que, mesmo para quem já está em tratamento, o cenário é preocupante em função da deficiência das máquinas de radioterapia em funcionamento no Hospital de Urgências (Huse) e no Hospital de Cirurgia. “Na semana passada acompanhamos, mais uma vez, a máquina do Cirurgia quebrada, interrompendo o tratamento de 38 pessoas”, lembrou.
Maria Mendonça também enfatizou que o convênio com a Clinradi vai permitir que o Estado diminua os custos com o Tratamento Fora de Domicílio (TFD) ofertado àqueles que se deslocam até outros estados para conseguir realizar as sessões radioterápicas. “Até que o Hospital do Câncer seja construído precisamos deste tratamento de forma muito veemente. Os pacientes não podem esperar, porque se não, o câncer mata”, alertou.
Por Assessoria Parlamentar