A deputada estadual Maria Mendonça (PP) aproveitou as comemorações em torno do Dia Mundial da Água para apelar ao Governo do Estado, no sentido de adotar medidas que visem diminuir os efeitos provocados pelos assoreamentos dos rios e barragens do Estado de Sergipe.
Ela revelou que os risos que estão praticamente morrendo e as barragens, com níveis de água bem abaixo do normal. “É o caso, por exemplo da barragem Porções da Ribeira, que abastece os municípios de Itabaiana, Campo do Brito, São Domingos e Macambira”, disse Maria, ressaltando que essa barragem está com apenas 13% da sua capacidade.
A parlamentar afirmou que, em recente visita ao presidente da Cohidro, José Felizola Filho, propôs um mutirão, do qual participariam os vários segmentos sociais, inclusive a própria comunidade, visando limpar a barragem. “A barragem Jacarecica I secou e está cheia de lama”, disse.
As barragens Jacarecica II e a João Ferreira, de acordo com a deputada, estão em situação bastante delicada. “É preciso recuperar esses espaços e esses mananciais” apelou Maria, lembrando que 75% da superfície do planeta é coberta por água, dos quais em torno de apenas 3% são de água potável.
Maria relatou a sua preocupação, ressalvando que a água é o bem mais precioso da humanidade. “Sem ela nós não sobreviveríamos”, afirmou, observando que se a seca se prolongar a população vai sofrer ainda mais impacto. “Se a chuva não chegar de forma imediata haverá ainda mais prejuízos”, ratificou.
No entender de Maria Mendonça, é necessário esforço de todos os setores, considerando que a situação é gravíssima. “Tenho certeza que se cada um fizer a sua parte iremos vencer essa crise hídrica”, finalizou.
A data – O Dia Mundial da Água é comemorado no dia 22 de março. A data foi criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e visa a ampliação da discussão sobre o tema.
Por Assessoria Parlamentar