Maria alerta para os cortes das receitas das Universidades

Por Ascom Parlamentar

Deputados de variados segmentos políticos destacaram a iniciativa da deputada estadual Maria Mendonça (PSDB) de propor uma Moção de Apelo ao ministro da Educação, Abraham Weintraub, para que ele reveja a decisão de cortar recursos das instituições superiores, especialmente, da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

“Com essa postura, o ministro não demonstra compromisso com a educação. É uma medida radical que representa um retrocesso muito grande para o país. É preciso que o Parlamento se manifeste sobre essa posição que só vai fazer com que o nosso Estado e a nossa educação regridam”, argumentou.

Para a deputada, afiançar a educação é garantir o pleno desenvolvimento. “Eu posso falar de cátedra, pois quando o Campus da UFS, pelo qual lutamos como prefeita, foi instalado em Itabaiana, observamos as positivas mudanças que aconteceram”, disse Maria, lembrando que a UFS oferece 113 cursos de graduação, de forma gratuita e aberta a qualquer cidadão, além dos programas de extensão, mestrado e doutorado, bem como dos dois hospitais universitários que são referências para o país.

A deputada lembrou que a UFS é referência na pesquisa sobre a microcefalia, além de outras pesquisas em desenvolvimento. Recentemente, uma equipe da Universidade de São Paulo veio até o nosso Hospital Universitário para conhecer o trabalho que é realizado sobre a microcefalia. “Não há como calarmos diante de tal absurdo. Precisamos defender a manutenção desses recursos para que não regridamos”, afirmou Maria.