logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Marcos Oliveira solicita esclarecimentos sobre cobranças poços artesianos

Na Tribuna da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), nesta terça-feira (10), o deputado Marcos Oliveira (PL) solicitou  esclarecimentos sobre as cobranças relacionadas aos poços artesianos e defendeu maior rigor na fiscalização do serviço.

O parlamentar afirmou que muitas famílias estão confusas sobre os valores cobrados pela Empresa Iguá Saneamento. “Há muitas dúvidas pairando sobre as famílias. A população não sabe se a cobrança é pela vazão do poço, se é taxa de esgoto ou se é algum tipo de licença para os poços artesianos”, disse.

Segundo o deputado, há um problema de competência quanto ao licenciamento. “A gente sabe que a outorga e o licenciamento de poços artesianos estão ligados à Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe  (Coderse) e não à Companhia de Saneamento de Sergipe,  (Deso) muito menos à Iguá. Então, a gente precisa averiguar essa situação”, declarou.

Marcos Oliveira informou que vai oficiar a concessionária para obter esclarecimentos. “Vamos oficiar a própria Iguá e buscar provas testemunhais dessas cobranças, porque isso já está gerando confusão nas rádios e, principalmente, entre o povo”, afirmou.

O deputado também questionou os critérios adotados para a taxa de esgoto. “A gente precisa saber se estão cobrando pela vazão do poço ou pelo que realmente é lançado na rede de esgoto. Tem muita gente que usa a água do poço para molhar jardim, planta, e essa água não vai para a rede de esgoto. Essa situação precisa ser esclarecida”, ressaltou.

Ao final do pronunciamento,  Marcos Oliveira disse que continuará acompanhando o tema. “Vamos pedir explicações para saber se estão entrando na competência da Coderse ou se essa taxa está sendo cobrada com base na vazão dos poços. Hoje há muita reclamação no estado de Sergipe, e a gente precisa ficar atento a isso”, concluiu.

Foto: Jadilson Simões/Agência de Notícias Alese

 

Outras notícias para você