logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

‘Março Azul Petróleo’ é dedicado à prevenção ao Câncer de Colo Uterino

11/3/2022

Por Kelly Monique Oliveira

Março é o mês dedicado a ações de sensibilização e conscientização na prevenção e combate ao câncer do colo uterino. Em Sergipe, a Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) aprovou o Projeto de Lei nº 103/2016, de autoria da ex-deputada estadual Silvia Fontes, que foi sancionado pelo Governo do Estado, na gestão do governador Jackson Barreto. Com a Lei nº 8.198, de 28 de dezembro de 2016, ficou instituído o mês ‘Março Azul Petróleo’, dedicado às ações de prevenção e combate ao Câncer de Colo Uterino.

De acordo com a propositura, ficou estabelecido a realização de ações de prevenção e combate a esse tipo de câncer, a ser realizadas em cooperação com a iniciativa privada e com entidades civis, por meio de campanhas de esclarecimento, exames e outras ações educativas e preventivas de combate à doença.

Além de tudo isso, promover a troca de experiências e informações sobre o tema entre profissionais, pacientes e a sociedade em geral, e ainda incentivar a campanha estadual de vacinação contra o vírus HPV, destinada aos jovens de 9 a 13 anos de idade e a realização do exame preventivo Papanicolau para detectar a doença em estágio precoce.

Histórico

Em dezembro de 2016, ocorreu na Casa Legislativa de Sergipe, uma audiência pública realizada pela presidente da Comissão de Saúde, Assistência e Previdência Social da Alese (da época), que era a ex-deputada Sílvia Fontes. Com o tema: Sergipe Contra O Colo de Útero, o evento contou com especialistas renomados, a exemplo do médico oncologista Nivaldo Vieira, que revelou a expectativa de 220 novos casos da doença no Estado em 2016, sendo a maioria em Aracaju.

Na época foi deixado o alerta que no Brasil os números de câncer de útero são alarmantes; nem todos os casos vão para as estimativas; e que é a terceira maior incidência entre as mulheres.

Foto: freepik.com

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo