Durante a sessão plenária da manhã desta quinta-feira (5), o deputado estadual Marcelo Sobral (União Brasil) utilizou a Tribuna da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) para convidar os parlamentares e a população sergipana a participarem da 5ª edição da Sealba Show, considerada a maior feira agropecuária da região Sealba, que integra Sergipe, Alagoas e Bahia, e o maior evento de negócios do setor no estado. A feira foi oficialmente aberta na última quarta-feira (4) e segue até o dia 7 de fevereiro, no Parque Cunha Menezes, no município de Itabaiana.
De acordo com o parlamentar, o evento se consolida como um importante espaço de fortalecimento do agronegócio regional, reunindo produtores rurais, empresas, instituições financeiras, técnicos e gestores públicos. Durante o pronunciamento, Marcelo Sobral destacou sua ligação com o setor produtivo e lembrou que foi fundador da Frente Parlamentar da Agropecuária e Agricultura na Alese. “Tenho um olhar diferenciado para a agricultura por vir desse setor e fazer parte dele. O setor produtivo merece um olhar especial, porque gera emprego, renda, recursos e alimento para toda a população”, afirmou.
O deputado também ressaltou a importância histórica da Sealba Show, idealizada quando Ivan Sobral, atual prefeito de Itaporanga d’Ajuda, presidia a Federação da Agricultura. Segundo ele, a integração entre Sergipe, Alagoas e Bahia fortaleceu a região Sealba, ampliando o potencial produtivo e a capacidade de atração de investimentos.
Atualmente, a Federação é presidida por Gustavo Dias, que dá continuidade ao trabalho de fortalecimento do agronegócio regional. Marcelo Sobral destacou ainda o apoio do Governo do Estado de Sergipe à realização da feira. Pelo quinto ano consecutivo, o evento conta com investimentos do governo estadual, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e do Banco do Estado de Sergipe (Banese), que destinaram cerca de R$ 400 mil para a edição deste ano.
O parlamentar citou dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados em janeiro, que apontam crescimento das principais culturas agrícolas em 2025. O milho foi o grande destaque, com safra histórica superior a 1 milhão de toneladas, representando crescimento de 4,9% em relação a 2024 e de quase 19% nos últimos quatro anos. Outras culturas também apresentaram resultados expressivos, como a cana-de-açúcar, a laranja e o arroz, que alcançou a maior safra desde 2009.
Foto: Jadilson Simões/Agência de Notícias Alese
