O deputado Manuel Marcos (PSD) usou a Tribuna da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), nesta quinta-feira (12), para falar sobre 50ª edição do programa ‘Sergipe é Aqui’ que foi realizada nesta quarta-feira (11) em Pedra Mole. Promovida pelo Governo do Estado, ação leva serviços essenciais à população do interior como os de saúde e também que garantem direitos e ampliam o acesso à cidadania.
“Eu fiquei muito feliz de ver uma cidade pequena, mais um município de um relevo geográfico importante para o agronegócio de Sergipe. Então, o que parece uma cidade pequena, mas é o município pujanante. Parabenizo o governador por levar todas essas possibilidades aos municípios”, declarou.
O deputado Adailton Martins (PSD) também falou sobre a realização da 50ª edição do Sergipe é Aqui em Pedra Mole. “O governador levou todos os serviços, mais de 160 serviços para aquele município. É uma satisfação poder participar desta ação”, disse.
Consed
O parlamentar Manuel Marcos falou que participou, na manhã desta quinta-feira (12), da reunião do Conselho Nacional de Secretários de Educação, que reúne as Secretarias Estaduais de Educação e do Distrito Federal em Aracaju. Fundado em 1986, a instituição tem a missão de integrar as redes de ensino, fortalecer o pacto federativo e contribuir para a formulação de políticas públicas educacionais de qualidade. O Consed atua por meio da Agenda da Aprendizagem, que define, a cada dois anos, os temas prioritários de sua atuação.
“O objetivo é estimular a educação como instrumento de transformação social. O momento contou com a participação da deputada federal Tabata Amaral (PSB)”, declarou o parlamentar.
Obesidade Infantil
O deputado Manuel Marcos também comemorou a aprovação do Projeto de Lei 148/2025 que institui, o Mês de Prevenção da Síndrome Metabólica Infantil e Adolescente, aprovado por unanimidade. A proposta tem como objetivo conscientizar a população sobre os riscos da obesidade na infância e adolescência, além de promover hábitos alimentares mais saudáveis desde cedo.
“A Síndrome é caracterizada por um conjunto de condições clínicas como obesidade abdominal, hipertensão arterial, distipidemia e resistência à insulina, é um fator de risco para doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2. A identificação precoce desses sinais em crianças e adolescentes é fundamental para a prevenção de complicações. Com essa ação pretendemos estimular a prática alimentar saudável em casa e também no ambiente escolar”, ressaltou.
Fotos: Joel Luiz/Agência de Notícias Alese