logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Manifestação: representante dos marchantes de carne pede menos burocracia

Na manhã desta terça-feira, dia 19, a arquibancada da Casa Legislativa esteve repleta de  marchantes de carne e comerciantes  populares de feiras livres de rua e de mercados de  diversificados municípios do Estado de Sergipe. Em manifestação, comerciantes e marchantes  protestaram  contra a problemática que envolve a os matadouros do Estado de Sergipe, bem como sobre o fechamento do maior matadouro do Agreste Central, localizado no município de Itabaiana.

Otacílio Góis, representante dos marchantes de Itabaiana

“Precisamos de uma documentação mais rápida por parte dos órgãos responsáveis para a reabertura do matadouro da nossa cidade. Muitos de nós, marchantes precisamos dele aberto para exercer nosso trabalho, além de servir toda a população que dependem das carnes que vendemos através do abate. Já sofremos com o fechamento há quatro meses, estamos parados  e passando necessidades”, explicou o boiadeiro, representantes dos marchantes do município de Itabaiana, Otacío  de Góis.

Segundo  ainda Otacílio, o número de marchantes no Estado de Sergipe chega a mais de 3 mil, e no interior de Itabaiana, o número de trabalhadores no exercício de marchante é de 3oo trabalhadores. “Estamos vendendo aos poucos em plena feira livre mesmo, ainda que hoje é  proibido. Mas, cessamos a pouco venda que fazíamos, para que a população local se some ao nosso esforço de reabertura do matadouro da cidade”, frisou.

Itabaiana é um grande centro de mercadorias comerciais como alimentícios, têxteis e materiais de construção para os municípios vizinhos e as populações dos povoados do interior do estado. As feiras livres ocorrem duas vezes por semana, além de atrair municípios vizinhos, feira movimenta  a economia da cidade.

Tema discutido sobre a problemática entorno dos matadouros, a exemplo de saúde pública, licenciamento ambiental, e comercio de carnes, foi levado à Alese pelo deputado Estadual, Georgeo Passos, da REDE. “Tema não é apenas de vocês marchantes, e sim, de todos nós. Estaremos empenhados em resolver a essa problemática dos marchantes”, frisou Georgeo Passos.

 

Por, Stephanie Macêdo – Rede Alese

Foto: Jadilson Simões

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo