Por Wênia Bandeira
A última semana marcou a ‘Semana Estadual de Conscientização sobre a Fibromialgia’, fazendo-se menção ao Dia Mundial da Fibromialgia, celebrado no dia 12 de maio. A Semana foi instituída pela Lei Nº. 8.625/2019.
O texto também assegura a realização da ‘Campanha de Prevenção e Conscientização da Fibromialgia’ durante todo o mês de maio, com o objetivo de mostrar a importância da conscientização a respeito do que é fibromialgia, seus sintomas e tratamentos.
A fibromialgia é uma síndrome crônica que provoca dor constante por todo o corpo, especialmente nas costas e pescoço. É mais comum de ocorrer em mulheres entres os 35 e os 50 anos, e os sintomas podem piorar após a realização de esforço físico, estresse emocional ou exposição ao frio.
O diagnóstico da fibromialgia pode ser feito pelo clínico geral ou reumatologista, mas a medicina ainda conhece pouco da síndrome. O tratamento é feito para amenizar as dores com remédios analgésicos e relaxantes musculares.
Há também a Lei nº. 8.750/2020 que dispõe sobre a obrigatoriedade de inclusão do símbolo mundial da Fibromialgia nas placas ou avisos de atendimento prioritário em Sergipe. O descumprimento implica em multa no valor de 20 vezes o valor nominal da Unidade Fiscal Padrão do Estado de Sergipe (UFP/SE) vigente, por cada autuação, e aplicada em dobro em caso de reincidência.
Foto: Pixabay