Por Stephanie Macêdo
O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), deputado Luciano Bispo (MDB), na manhã desta segunda-feira (23) homenageou ao Past Grão Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de Sergipe, José Valter Rodrigues dos Santos e o Venerável Mestre da Loja Simbólica Peter Swanson, jurisdicionada ao Grande Oriente do Brasil Sergipe, Sandro de Jesus Barreto, com o Diploma de Honra ao Mérito. A solenidade festiva, que celebra o Dia do Maçom em 20 de Agosto, ocorreu no gabinete da presidência da Alese.
Em Sergipe, através da Lei Estadual de nº 8.259, de 17 de julho de 2017, de autoria do deputado Luciano Pimentel (Sem Partido), foi instituído o Dia do Maçom. A data foi incluída no Calendário Cultural do Estado de Sergipe. O objetivo da lei é homenagear a Ordem e aos seus integrantes. Segundo o deputado Luciano Pimentel, durante os processos mais intensos da pandemia, a maçonaria trabalhou para a sociedade sergipana realizando distribuição de máscaras, álcool em gel e refeições para as pessoas de baixa renda que lotaram as agências da Caixa Econômica Federal para receberem o auxílio emergencial do Governo Federal. Para Pimentel as ações da instituição validam as homenagens previstas na Lei e entregues pela Alese.
Durante a solenidade, o presidente da Alese entregou para os maçons o Plano de Desenvolvimento de Sergipe. Na oportunidade, Luciano Bispo destacou a importância da maçonaria para o Brasil. Segundo lembrou, em setembro do ano de 1831, após a abdicação de D. Pedro I, os trabalhos maçônicos retomaram força e vigor no país, com a reinstalação da Obediência, sob o título de Grande Oriente do Brasil, que nunca mais suspendeu as suas atividades sociais.
“Há séculos a Maçonaria vem tenho responsabilidade com o Brasil. Essa Casa hoje também entra para a história por estar sendo a primeira da História do Brasil a entregar um Plano de Desenvolvimento para Sergipe para servir de guia, servir de norte para a Economia e para o Desenvolvimento do Estado”, declarou Luciano Bispo. Na oportunidade, o presidente convidou a maçonaria para comparecer ao Plenário do Poder para contribuir com o Estado, mediante observações apontadas no Plano de Desenvolvimento de Sergipe.
Durante a ocasião, o presidente Luciano Bispo e o deputado Luciano Pimentel também foram homenageados pela própria maçonaria, eles receberam honrarias da Grande Loja Maçônica e da Grande Oriente do Brasil/Sergipe.
Para o Past Grão Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de Sergipe, José Walter Rodrigues dos Santos, a homenagem da Casa o torna feliz. “É um reconhecimento gratificante, me sinto honrado e feliz. A Maçonaria é uma instituição filantrópica e filosófica. Temos trabalhando em prol do gênero humano. Sempre trabalhamos e discutimos ações para o bem da sociedade em geral. O objetivo é trabalhar valores e princípios da maçonaria”, contou.
O Venerável Mestre da Loja Simbólica Peter Swanson, jurisdicionara ao Grande Oriente do Brasil Sergipe, Sandro de Jesus Barreto, revela que a homenagem recebida reflete o trabalho desenvolvido pela Maçonaria. “As homenagens representam o trabalho desenvolvido pela instituição e principalmente nesse momento da pandemia onde distribuirmos cestas básicas, máscaras, entre outros. A maçonaria se voltou para o trabalho social e famílias necessitadas”, destacou.
Presenças
Além de membros de lojas maçônicas da capital, também compareceram ao evento os membros da família maçônica Piauytinga, localizada no município de Estância. Os deputados Airton Martins (PSD) e Zezinho Sobral (PODE) também participaram da homenagem.
Fotos: Joel Luiz