Maçons são homenageados na Assembleia Legislativa

Em Sessão Especial nesta tarde de segunda-feira, 20, na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), que comemora o Dia Estadual do Maçom em Sergipe, estiveram presentes diversos representantes da Maçonaria. A propositura é do deputado Luciano Pimentel (PSB), que aproveitou a oportunidade e falou sobre o projeto de lei apoiado e aprovado na Casa Legislativa.

“No ano passado nós aprovamos um projeto de nossa autoria que foi sancionado e hoje é uma lei estadual em que estabelece o dia 20 de agosto de cada ano, como o Dia do Maçom. A Maçonaria é uma entidade seria que tem uma representação na sociedade sergipana, brasileira e até mundial, bastante significativa pelos trabalhos que eles realizam de cunho social, de valorização do ser humano. Portanto, é uma data muito especial, que hoje estaremos aqui a festejar e comemorar o Dia do Maçom que estava estabelecido numa lei que foi um projeto de nossa autoria”, afirmou o parlamentar .

Como autor da propositura, o deputado estadual Luciano Pimentel (PSB) afirmou que o dia 20 de agosto se tornou um símbolo da luta do povo maçônico em Sergipe e em todo o Brasil.

Grão Mestre por Sergipe, Lourival Mariano de Santana

Para o Eminente Grão Mestre Estadual do Grande Oriente do Brasil de Sergipe, Lourival Mariano de Santana, a importância da comemoração da Maçonaria no dia de hoje, é a renovação de pensamentos e de ideias. “Essa é uma comemoração que já existe há muito tempo, e 20 de agosto foi consagrado ao Maçom por alguns fatos ocorridos nesta data anos atrás. Porém, ela é comemorada em nível nacional só a partir de 2017, através de um projeto encaminhado pelo deputado Luciano Pimentel, que foi colocado em pauta e consequentemente aprovado na Alese. A importância de nossa comemoração neste dia é que a gente se renove cada dia e trabalhe em prol de uma sociedade mais justa e perfeita”, afirmou.

Sessão Especial

Durante a sessão especial, os grãos-mestres da Maçonaria de Sergipe, Lourival Mariano de Santana e o mestre da loja Maçônica do Estado, Alberto  Jorge Franco Vieira fizeram uma homenagem ao deputado Luciano Pimentel e aos integrantes da Maçonaria, Grande Oriente do Brasil/Sergipe, Moisés Pereira dos Santos e Acrísio José Campos Souza, Grande Loja Maçônica do Estado de Sergipe, com diplomas do Mérito Maçônico.

“Cada casa tem seu arquiteto, mais o arquiteto de tudo é Deus. O Dia do Maçom é comemorado no Brasil nesta data, 20 de agosto. Segundo a narrativa histórica, a data foi escolhida em homenagem a uma sessão conjunta entre as lojas maçônicas Comércio e Artes e União e Tranquilidade do Oriente do Rio de Janeiro na noite de 20 de agosto, de 1822. Nesta ocasião, teria sido proferido um eloquente discurso em prol da independência do Brasil. Mais uma vez nós maçons somos chamados a refletir sobre nosso papel na sociedade. Nossa magnífica ordem teve papel fundamental nas principais revoluções da história, quando o nepotismo e a tirania  ditavam a opressão, a estridente voz da Maçonaria proclamava a liberdade, a igualdade e a fraternidade”, disse Alberto  Jorge Franco Vieira.

Galerias lotadas

A mesa foi composta pelo presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado Luciano Bispo (MDB), pelo deputado Luciano Pimentel (PSB – 1º Secretário nesta Sessão), os dois grãos-mestres da Maçonaria de Sergipe, Lourival Mariano de Santana e o mestre da loja Maçônica do Estado, Alberto  Jorge Franco Vieira, o Comandante da Capitania dos Portos de Sergipe, Alessandro Black, o Comandante do 28º Batalhão de Caçadores, José Fernandes Carneiro dos Santos Filho e o Secretário Elizário Silveira Sobral, representando o Governador Belivaldo Chagas.

Por Paulo Renan – Rede Alese

Fotos: Edu Almeida e Jadilson Simões