O Jornal Alese, edição das 9h, desta terça- feira (15), entrevistou o maçom Grão Metre Geral do Grande Oriente de Sergipe, Lourival Mariano de Santana e o maçom Venerável Mestre da Loja Maçônica Cotinguiba, Carlos Augusto Bitencourt, falando das comemorações alusivas ao Dia do Maçom, comemorado anualmente no dia 20 de agosto, de acordo com PL de autoria do deputado estadual Luciano Pimentel (PSB), instituindo o Dia do Maçom, sancionado Lei Nº 8.259, do dia 17 de julho deste ano.
De acordo com Lourival Mariano, este ano as comemorações estão extensas e especiais. A Prefeitura de Aracaju irá inaugurar, na sexta- feira (18), às 19h, na Orla de Atalaia, um monumento em homenagem a maçonaria, bem como a Casa Legislativa realizará no dia 29 de agosto, às 11h, sessão especial, além de outras ações. “Uma conquista histórica para a maçonaria”, disse.
O maçom Venerável Mestre, Carlos Bitencourt, explicou durante entrevista, que em Sergipe existe 27 lojas maçônicas, com cerca de 2000 obreiros, desenvolvendo ações sociais. “Todos os maçons tem o pensamento de solidariedade”, enfatizou.
As lojas maçônicas têm uma hierarquia própria, onde envolve os três poderes, e a cada quatro anos tem eleição. A simbologia representativa , o esquadro e o compasso entrelaçado significa a retidão do homem e a forma correta na condução da vida, com o objetivo de fazer o melhor para maçonaria, bem como para a sociedade, explicou Lourival Mariano.
Por Agência de Notícias Alese
Foto: Jadilson Simões