logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Luiz Mott é homenageado com Título de Cidadania Sergipana na Alese

A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) realizou sessão solene, na manhã desta segunda-feira, 1º de dezembro, para a entrega do Título de Cidadania Sergipana ao senhor Luiz Roberto de Barros Mott. Antropólogo, historiador e um dos mais conhecidos ativistas do movimento LGBT no Brasil, Luiz Mott foi reconhecido pela relevante contribuição ao estado de Sergipe. A iniciativa da homenagem é de autoria da então deputada Tânia Soares, e a sessão foi presidida pelo deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania).

Na oportunidade, o parlamentar afirmou que o Título de Cidadania Sergipana é um reconhecimento merecido pelos feitos e pela dedicação de Luiz Mott à pesquisa e à história de Sergipe. Destacou que se trata de “uma justa homenagem do povo sergipano a alguém que tem um legado forte na defesa das pessoas LGBT no Brasil”, e acrescentou que se sentia honrado em presidir a entrega.

Ao receber a honraria, Luiz Mott expressou sua alegria, afirmando que este é o quarto título de cidadania que recebe, somando-se aos de Salvador, Bahia e Piauí. Ele considerou que a homenagem se justifica pela colaboração prestada ao movimento de direitos humanos LGBT do estado, especialmente junto ao grupo Dialogay de Sergipe.

Mott relatou que iniciou pesquisas em Sergipe há 50 anos, tendo trabalhado por muitos meses no Arquivo Público do Estado de Sergipe (APES), onde coletou material sobre a história de Aracaju e das freguesias da antiga capitania e província de Sergipe. Esse trabalho resultou em uma tese de mestrado na Sorbonne, em Paris, e em seu doutorado em Antropologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A filha do homenageado, Tami Mott, expressou grande felicidade pelo reconhecimento recebido pelo pai, destacando sua longa dedicação ao estudo da história do estado. “É um reconhecimento merecido, depois de tantas décadas de pesquisa. Estar aqui hoje compartilhando este momento é uma grande alegria”, afirmou.

Para prestigiar o homenageado, o coordenador da Renosp LGBT+ (Rede Nacional de Operadores de Segurança Pública LGBTI+), delegado Mário Leony, ressaltou que o título representa um gesto justo, principalmente pelo resgate histórico feito por Luiz Mott, que contribui para a compreensão do passado e para a reivindicação de reparação histórica a grupos vulnerabilizados, como negros e pessoas LGBT+. Segundo ele, Luiz Mott é decano do movimento LGBTQIAPN+ organizado no país e sua atuação foi fundamental para o fortalecimento do ativismo, especialmente nos períodos da ditadura militar, da redemocratização e da crise da AIDS.

“Se hoje temos um movimento LGBT potente, devemos isso aos bravos guerreiros que, em tempos difíceis, empunharam a bandeira da diversidade”, afirmou Leony, reforçando a importância do reconhecimento concedido nesta manhã.

Fotos: Arthur D’Avila| Agência de Notícias Alese

Outras notícias para você

Acessar o conteúdo