Os parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), concederam na tarde desta segunda-feira (20) a Medalha Amigo de Sergipe à desembargadora aposentada pelo estado da Bahia e ex-ministra de Direitos Humanos, Luislinda Dias Valois. A propositura é de autoria da deputada estadual, Carminha Paiva (Republicanos).
A homenageada é jurista, magistrada e política brasileira. Luislinda Valois é atualmente desembargadora aposentada do Tribunal de Justiça da Bahia e foi ministra dos Direitos Humanos no período de 2017 e 2018.
De acordo com a parlamentar Carminha Paiva, Luislinda tem uma história de vida e amor por Sergipe ao longo de sua trajetória pessoal e profissional. “Por isso, ela recebeu hoje a merecida medalha. Me sinto honrada por ser autora da propositura que concedeu a essa mulher negra e militante social que é do axé, e que luta contra a intolerância religiosa em nosso país”, destacou.
Em uma cerimônia muito prestigiada, a Sessão Especial foi acompanhada por amigos, familiares, profissionais do cenário jurídico e, também, por representantes de religiões de matriz africana.
“Eu fico lisonjeada. Meu cordão umbilical sempre foi ligado à Sergipe. Esse estado sempre me emociona e quando eu recebi a notícia desta medalha aqui na Alese fiquei muito feliz. Entendo que cumpri a minha obrigação como ministra. Sou uma mulher preta baiana, mas com enorme carinho por este estado”, enfatizou a protagonista da ocasião.
Para o promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Sergipe (MP/SE) e filho da homenageada Fausto Valois, a honraria é sinônimo de orgulho. “Muita felicidade e honra neste momento. Agradeço ao meu pai por trazer minha mãe para Sergipe e fazer com que ela se apaixonasse por esta terra. Minha mãe realizou muitos trabalhos a favor do estado e fico alegre por este reconhecimento”, declarou.
A deputada estadual Linda Brasil (Psol) comentou sobre a importância de Luislinda Valois para Sergipe. “Luislinda é muito merecedora desse reconhecimento por toda sua história, representatividade, amor pelo estado de Sergipe, além da forma como leva o nome do nosso estado para todos os cantos do país. Luislinda foi a primeira juíza negra do Brasil sendo uma grande defensora dos direitos humanos principalmente, da população negra, dos povos de terreiros e das mulheres”, disse.
Representando o Chefe do Poder Executivo Estadual, o Procurador-Geral do Estado, Carlos Pinna Júnior, também participou da Sessão Especial. “Doutora Luislinda é uma referência no mundo jurídico e social brasileiro. Em nome do governador Fábio Mitidieri nos sentimos felizes em vê-la receber esta homenagem na Casa do Povo pela sua brilhante trajetória profissional, voltada para as causas humanísticas”, afirmou.
Para a Defensora Pública que atua na comarca de Nossa Senhora do Socorro, Carla Carolina, a desembargadora Luislinda Valois é símbolo de representatividade negra e das religiões de matriz africana. “Eu sou uma mulher preta e de axé. Visualizar uma mulher com tamanha potência e importância é motivo de orgulho. Ela me deu liberdade de continuar este trabalho em defesa das religiões de matriz africana e a representatividade da mulher preta dentro do sistema de justiça”, enalteceu.
Medalha Amigo de Sergipe
A Condecoração “Medalha Amigo de Sergipe foi ” instituída pela Lei nº 5.222/03, por meio do Decreto Legislativo n° 03/2004 no qual, é destinada para homenagear personalidades que prestam ou desenvolveram serviços e não residem no Estado de Sergipe.
Fotos: Joel Luiz/Agência de Notícias Alese