Luciano Pimentel volta a defender a Carteira de Identificação para Autistas

Por Habacuque Villacorte

O deputado estadual Luciano Pimentel (sem partido) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã dessa terça-feira (6), para comentar sobre seu projeto de lei que cria a Carteira de Identificação para pessoas com espectro autista, que chegou a ser aprovado, mas findou sendo vetado pelo Executivo. Pimentel anunciou que vai procurar o governador Belivaldo Chagas (PSD) para lhe apresentar alguns argumentos e, possivelmente, reapresentará a proposta na Alese.

Em 2019 nós apresentamos um projeto de lei criando a Carteira de Identificação para pessoas com espectro autista, que chegou a ser aprovado, mas a Procuradoria encontrou um impedimento no sentido que aquela lei não poderia ser criada pela Alese. Infelizmente a proposta foi vetada, mas nós vamos conversar com o governador para tentar esclarecer alguns pontos e, se possível, reapresentar o projeto”, anunciou o deputado.

Em seguida, Luciano Pimentel aproveitou para parabenizar o prefeito de Simão Dias, Cristiano Viana (PSB), e o vice-prefeito e secretário de Saúde, Renaldo Prata, que implementaram no município a Carteira de Identificação dos Autistas. “Recentemente conversei com a secretária de Saúde do Estado e falei da importância. Expliquei para ela o objetivo dessa carteira, no sentido da gente saber exatamente o número de autistas”

O deputado concluiu dizendo que com essa identificação facilitaria a implantação de políticas públicas. “Parabenizo o prefeito e o vice pela iniciativa e já quero anunciar que vou agendar uma audiência com o governador para que a gente possa reapresentar este projetos e para que a gente possa identificar as políticas públicas necessárias para este segmento”.

Maria Mendonça

Deputada estadual Maria Mendonça

Em aparte a deputada estadual Maria Mendonça (PSDB) parabenizou Luciano Pimentel pela iniciativa e lamentou que o Estado ainda não tenha encaminhado a Carteira de Identificação para autistas. “Temos que lamentar que a Procuradoria tenha encontrado problemas em alguns pontos do projeto e sabemos que só quem tem conhecimento aprofundado sobre o autismo é quem tem um membro da família, que precisa ser paciente e resiliente”.

Para a deputada a Carteira de Identificação vai garantir o atendimento mais célere para os autistas em qualquer ambiente. “Eles não têm muita paciência e precisam ser tratados com carinho. Fiquei muito triste em saber que Sergipe ainda não implantou e vamos continuar essa luta porque os autistas merecem essa deferência do Estado”, disse, parabenizando a prefeitura de Simão Dias pela iniciativa.

Foto: Joel Luiz