Luciano Pimentel pede apoio dos deputados em cruzada pela vacinação dos bancários

Por Assessoria do Parlamentar

Preocupado com a situação dos bancários que estão apreensivos diante do risco diário de contaminação pelo coronavírus, o deputado estadual Luciano Pimentel fez uso da palavra durante a sessão da Assembleia Legislativa desta quarta-feira, 5, para pedir o apoio dos colegas de parlamento em uma cruzada pela inclusão dos profissionais que atuam nas instituições financeiras entre os grupos prioritários para vacinação contra a Covid-19 em Sergipe.

Segundo o parlamentar, estatísticas apontam que as agências bancárias estão entre os locais com maior índice de proliferação do coronavírus.”Hoje, além do sistema de transporte coletivo, os bancos se apresentam como um dos principais pontos de contaminação pela Covid-19. Em Sergipe,  recentemente, tivemos o fechamento de uma unidade do Banese devido ao grande número de colaboradores infectados”.

De acordo com Luciano Pimentel, a quantidade de pessoas que procuram a Caixa no interior e na capital cresceu significativamente com a liberação do auxílio emergencial, o que tem aumentado a circulação nas agências e, consequentemente,  contribuído para ampliar os índices de contágio e propagação do coronavírus nestes espaços.

“Precisamos ter em mente que nem todos os brasileiros são bancarizados e têm acesso aos serviços financeiros por outros meios, a exemplo da internet. Existe uma parcela da população que necessita de ajuda até para colocar o cartão e realizar seu saque. É para auxiliar essas e tantas outras pessoas que recorrem aos bancos que os bancários estão diariamente exercendo sua função. Por isso, é fundamental defender a vacinação desta categoria tão importante para nossa sociedade”, afirmou o parlamentar.

O deputado ressaltou que enquanto mais de 16 milhões de brasileiros não têm renda, os bancos continuam registrando uma rentabilidade alta. Para ele, as instituições financeiras deveriam encontrar formas de zelar pela saúde dos seus funcionários. Luciano Pimentel citou um Projeto de Lei apresentado na Câmara Federal que permite à iniciativa privada comprar vacinas contra a Covid-19 para a imunização gratuita de seus empregados, desde que doe a mesma quantidade ao Sistema Único de Saúde (SUS).

“O Bradesco, por exemplo, apresentou um incremento de 74% no lucro em relação ao primeiro trimestre do ano passado. Com a rentabilidade que possuem, os bancos deveriam ser autorizados a adquirir doses da vacina, nos moldes do PL da Câmara Federal. Com isso, não quero defender que a vacina seja estabelecida para iniciativa privada em detrimento do cidadão. Trata-se apenas de uma sugestão para que esses profissionais sejam vacinados o mais rápido possível”, salientou.

O parlamentar também relembrou um Projeto de Lei, de sua autoria, que obrigava as instituições financeiras a custearem testes para detecção do coronavírus. “Apresentamos nesta Casa um PL que obrigava os bancos a realizarem testes de Covid em seus funcionários e ter um cuidado sanitário maior, mas, infelizmente, não tivemos êxito. Houve um entendimento da Procuradoria do Estado que tratava-se de uma questão trabalhista, mas nós entendemos que trata-se de uma questão sanitária. Por essa razão, vou retomar esse nosso PL e tentar um novo diálogo com a Procuradoria”, destacou.

Por fim, Luciano Pimentel enfatizou que é preciso encontrar um caminho, junto ao Governo do Estado, para incluir os profissionais que trabalham nas agências bancárias no rol de grupos prioritários na vacinação contra Covid. “Os bancários estão apavorados. A expressão é essa. Eles estão com medo de ter sua vida ceifada e de colocar em risco a vida de seus familiares. Gostaria de contar com os senhores e senhoras nesta cruzada em defesa da vacinação dos bancários, evitando a contaminação progressiva que está ocorrendo neste momento de tanta dificuldade”, finalizou.