O deputado estadual Luciano Pimentel (PSB), usou a tribuna no pequeno expediente da sessão plenária na tarde dessa segunda-feira (23), para informar que esteve no Ministério das Minas e Energia, em Brasília onde tratou da produção da energia solar no Nordeste com o Ministro Fernando Bezerra Filho.

Segundo Luciano Pimentel, existe uma preocupação da Comissão Especial de Energia e Comunicação, por isso pretende apoiar um seminário que a Universidade Federal de Sergipe (UFS), está programando para realizar em junho, junto com a Empresa Energética de Sergipe (Energisa), para debater o tema.”Nossa matriz energetica é totalmente voltada para as questões hídricas e de geração de energia através das hidreletricas. Ano passado, tivemos momento de escassez de água por causa do baixo índices pulviométricos. E estamos numa região que pode contribuir com a energia limpa, para a melhoria da distribuição energética”, afirmou.

O parlamentar disse ainda que propôs ao ministro Fernando Bezerra, que fosse feita ação junto aos órgãos do Governo Federal, principalmente, ao Ministério da Fazenda para que o fundo constitucional do Nordeste possa vir a financiar equipamentos de microgeração de energia para atender as pessoas físicas, como condomínios e pequenas e médias empresa fazendo com que os custos de produção sejam reduzidos.

Por Glice Rosa – Agência Alese de Notícias