logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Luciano Pimentel conduz discussões em webinário da Unale sobre perspectivas do turismo pós-Covid

Da Assessoria do Parlamentar

Para discutir a situação econômica das unidades federativas diante do impacto da pandemia no setor turístico,  a União Nacional de Legislativos e Legisladores Estaduais (Unale) promoveu nesta sexta-feira, 7, um webinário com o tema “As perspectivas do Turismo no Brasil pós-Covid”. O evento foi conduzido pelo deputado estadual Luciano Pimentel, que preside a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico da entidade.

“O turismo é um produto que está reprimido por conta da pandemia. A verdade é que, mesmo adotando o uso de máscara e do álcool em gel, os brasileiros estão com receio de viajar e correr o risco de contrair a Covid. No momento que a população estiver imunizada e se sentir segura para viajar, nós teremos uma retomada mais rápida do setor turístico. E esse processo, como já apontam especialistas da área, deve ocorrer por meio do turismo de proximidade, da visita às cidades e aos estados que estão mais próximos de nós”,   pontuou Luciano Pimentel.

Em mensagem transmitida na abertura do evento, a presidente da Unale, Ivana Bastos, destacou que o turismo é um dos setores mais afetados pela pandemia e precisa de atenção das autoridades, dos agentes econômicos e dos legisladores. “Meu estado, a Bahia, tem o setor turístico como grande responsável pelo desenvolvimento econômico e social. Precisamos criar soluções para dar suporte e apoio, para que não haja uma crise econômica ainda maior”, considerou Ivana Bastos.

Palestrante no webinário, o doutor em Economia e Turismo, Roberto Andrade, citou uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que aponta a queda drástica nas receitas das atividades turísticas desde o início da pandemia.

“Em janeiro de 2020, houve um incremento de quase 3% nas receitas. Já em dezembro, registramos quase 37% de redução. De forma geral, as receitas das atividades turísticas caíram quase 40% e continuam caindo em um ritmo ainda maior em 2021. Entre fevereiro de 2020 e fevereiro de 2021, nós perdemos aproximadamente 42% do volume de receitas que eram geradas pela atividade turística”, ressaltou.

Segundo Roberto, a atividade turística está fundamentalmente ligada às viagens e a retomada do setor está diretamente condicionada ao processo de imunização da população. “Nós só voltaremos a viajar quando as pessoas se sentirem seguras para se deslocar. E esse padrão de segurança não está, necessariamente, ligado ao álcool em gel e ao uso de máscaras, mas à imunização. O padrão de segurança depende de um padrão de vacinação”.

De acordo com ele, o setor turístico passará por transformações estruturais e a procura por viagens internacionais dará lugar à busca por destinos mais próximos, que antes não eram explorados pelos brasileiros.

“O turista nacional representa um volume de pessoas 10 vezes maior que o turista estrangeiro e faz, em média, três viagens por ano. Enquanto registramos 6 milhões de viagens internacionais, temos aproximadamente 200 milhões de viagens locais. É esse turista, que não conseguimos focar nas políticas de turismo, que vai conseguir reverter esse nosso déficit estrutural”, afirmou Roberto Andrade.

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo