Luciano Bispo recebe a visita do Secretário de Saúde

Na manhã desta segunda- feira (13), o presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), deputado estadual Luciano Bispo (PMDB), recebeu a visita de cortesia do Secretário de Estado da Saúde, Almeida Lima. A conversa foi realizada no gabinete da presidência com o intuito da Casa Legislativa está ciente da pasta da saúde e colaborar com a mesma.

Segundo Luciano Bispo, a saúde é uma pasta bastante complexa e uma das maiores preocupações da Alese é com relação ao tratamento das pessoas com câncer. “Não é possível que entra ano e sai ano, Sergipe não consegue resolver o problema dos aparelhos que fazem o combate ao câncer. Chega de tanto sofrimento”, disse.

Deputado Luciano Bispo

Na oportunidade, Bispo agradece a visita do secretário de saúde, ao tempo parabeniza Almeida Lima, desejando sucesso nesse novo desafio. “Esperamos que tudo dê certo. Almeida é competente, disposto e tem planejamento”, ressaltou o presidente.

De acordo com o Secretário do Estado da Saúde Almeida Lima, a visita à Casa Legislativa é de fundamental relevância para as ações em saúde no Estado de Sergipe, principalmente no setor de oncologia. “Nós estamos empenhado em melhorar às condições de tratamento desta população que sofre, e o deputado Luciano Bispo demonstra preocupação com este setor deficitário”, disse.

Para Almeida Lima, a ideia também é buscar aproximar cada vez mais a estrutura da Secretaria de Saúde, juntamente com a Fundação Hospitalar às Unidades de Saúde. Ele entende que houve  um distanciamento entre a cúpula da saúde do Estado de Sergipe à aqueles que realmente prestam serviços lá na ponta. Em sua explanação, Almeida exemplificou instituições como a  Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, o Hospital de Urgência e os Hospitais Regionais. “Estamos buscando essa aproximação para que sejam efetivadas as ações de forma direta, precisa e imediatas, dando a sustentação necessária aos superintendentes e coordenadores dessas unidades para que eles possam desenvolver um trabalho mais eficiente”, ressaltou.

Almeida Lima

Com relação aos recursos federais destinados à saúde, Almeida Lima disse que existe  uma dualidade que estabelece duas questões, ou seja, por um lado alguns afirmam que falta financiamento para a saúde, e outro segmento aponta que o problema é de gestão. Para o secretário de Saúde, é necessário tirar a prova dos nove, que ao seu entendimento  identifica que não há outras fontes de financiamento, mas que com certeza existe a possibilidade de se criar um espaço diante de uma gestão mais eficiente dos recursos da saúde, no sentido de que os mesmos precisam ser gastos de forma otimizada. “Estamos procurando fazer mais com menos”, disse Almeida Lima.

Por Agência de Notícias Alese

Fotos: Jadilson Simões