Luciano Bispo prestigia lançamento de ferramentas educacionais pela SEDUC

Por Habacuque Villacorte (*)

O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado estadual Luciano Bispo (MDB), prestigiou, nessa segunda-feira (1º), a solenidade de lançamento, pelo governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), de duas ferramentas educacionais, no sentido de minimizar os impactos no nível de aprendizagem dos alunos da rede pública durante o período de pandemia, quando os alunos não estão acompanhando, presencialmente, as aulas: a Internet Patrocinada e a TV Estude em Casa SE.

Para a recuperação dessa “defasagem educacional”, a Seduc fornecerá aos 150 mil alunos e 9 mil professores da rede estadual, por um período de seis meses, o serviço de internet patrocinada, com pagamento a partir da fruição de dados (o pacote de internet será disponibilizado diretamente no chip dos professores e alunos), para acesso aos mais de 10 mil conteúdos pedagógicos no aplicativo Estude em Casa, plataforma desenvolvida para smartphones e dispositivos móveis com sistema operacional Android.

Com a contratação dos pacotes de dados, foram investidos mais de R$ 7,4 milhões para reforçar o ensino híbrido na rede estadual de ensino.

TV Digital

Ferramentas vão ajudar alunos e professores

Outra ferramenta lançada no evento foi a “TV Estude em Casa SE”, também por seis meses, de segunda-feira a sábado, nos três turnos e nos seguintes horários: matutino (7h às 12h), vespertino (12h às 18h) e noturno (18h às 22h20min). O objetivo é a prestação de serviço de veiculação/ transmissão simultânea televisiva de conteúdos educacionais pedagógicos (videoaulas) para alunos matriculados na rede estadual durante o período de isolamento social.

A Seduc também está considerando a ferramenta para necessidade do ensino híbrido com aulas remotas, a contar de 15 dias após a assinatura do contrato. As videoaulas serão transmitidas por meio do canal aberto de TV Digital de multiprogramação (4.2), devidamente outorgado pelo Ministério das Comunicações e Anatel, com programação diária com material para alunos do ensino médio, fundamental e reforço pro Enem.

Belivaldo Chagas

Todos sabemos pelo que estamos passando, e imaginamos ainda aquilo que vamos enfrentar. O cenário não é bom para o futuro. E hoje a gente poder a internet patrocinada e o portal Estude em Casa é a utilização daquilo que vai ficar como um legado, se é que podemos falar de legado em pandemia. Mas o fato é que o uso da tecnologia está presente e vai aumentando cada vez mais. As videoconferências e os encontros remotos serão uma realidade a partir de agora”, pontuou o governador.

Luciano Bispo

O deputado Luciano Bispo aprovou a iniciativa do governo do Estado, através da SEDUC, e pontuou que a Educação também tem sido uma preocupação do governador Belivaldo Chagas. “Hoje estamos acompanhando o lançamento de duas ferramentas que vão ajudar os alunos e professores da rede pública a continuarem motivados e estimulados, mesmo diante dessa grave pandemia, e que numa somação de forças a gente consiga manter a qualidade de ensino dentro dos padrões adequados”.

(*) Com informações da SEDUC

Fotos: Eugênio Barreto/SEDUC