Luciano Bispo prestigia homenagem a Abraão Crispim em Sessão Solene da AIL

O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado estadual Luciano Bispo (PMDB), prestigiou, na noite dessa sexta-feira (28), na Câmara de Vereadores de Itabaiana, a Sessão Solene da Academia Itabaianense de Letras (AIL) em homenagem póstuma ao saudoso sindicalista Abraão Crispim de Souza.

O presidente da AIL, Vladimir de Souza Carvalho, presidiu a sessão e relatou um pouco sobre a vida de Abraão. Outros acadêmicos fizeram uso da palavra para falar sobre a trajetória de vida do homenageado, que ocupava a cadeira de N° 19.

Luciano Bispo itabaiana 2Abraão foi bancário, líder sindical, odontólogo, professor, teve representatividade política sendo vereador de Aracaju pelo Partido dos Trabalhadores, na década de 70 e 80 atuou no jornalismo itabaianense fazendo história no impresso “Jornal Serrano”, e foi Assessor Parlamentar. Ilustre filho de Itabaiana, Abraão faleceu em 10 de fevereiro do corrente ano.

O evento foi abrilhantado com a sonoridade de canções da época executadas pelo terceto de metais da Filarmônica Nossa Senhora da Conceição. O grupo É-teatro de Itabaiana apresentou uma peça de autoria de Tereza Cristina Pinheiro que encantou a plateia. Um painel pictórico também elaborado por Tereza Cristina ficou na sala de recepção e mostrou passagens do jornalista e líder sindical. Durante toda a sessão, pequenos telões, distribuídos nas paredes da Câmara exibiam um vídeo (autoria de José de Almeida Bispo) mostrando momentos da vida do homenageado.

HISTÓRIA

Luciano Bispo itabaianaNascido em Itabaiana em 22/09/1947, Abrahão Crispim de Souza era casado com Rossilar Diana Oliveira Crispim de Souza e pai de Newton Pires de Oliveira Netto, Abrahão Crispim Souza Filho, Katiucha Oliveira Crispim de Souza e Katyucia Oliveira Crispim de Souza. Deixou dois netos.

O ex-líder sindical bancário, (funcionário do Banese), Abrahão foi presidente do SEEB/SE por três mandatos consecutivos, no período de 1983 a 1992. Na década de 90, foi vereador pelo Partido dos Trabalhadores. Cirurgião dentista, professor, Imortal na Academia Itabaianense de Letras e exerceu cargo de assessor parlamentar.

Ele também fez história no jornalismo da cidade serrana nos anos 70 e 80, quando atuou no jornal “O Serrano”. Político atuante no estado, Abrahão faleceu aos 69 anos enquanto dormia em 10 de fevereiro desse ano, após uma longa luta contra as sequelas de cinco AVCs.

Da Agência de Notícias Alese (*)

(*) Com informações de familiares do homenageado