logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Luciano Bispo participa do “Dia Z” em Itabaiana

 

Na manhã da última sexta-feira (19), o presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado estadual Luciano Bispo (PMDB), participou juntamente com o ministro da Cultura, Juca Ferreira, do projeto intitulado Brigada da Educação, criada no último dia 12 de fevereiro pela Secretaria de Estado da Educação, com o objetivo de incrementar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti nas escolas.

 

O ‘Dia Z’ de combate ao Zika, foi realizado na escola Murilo  Braga, na cidade de Itabaiana e contou com a presença do  governador do Estado, Jackson Barreto (PMDB) e do secretário da Saúde, José Macedo Sobral.

 

Para o presidente Luciano Bispo, a Brigada da Educação é fundamental neste momento. “As crianças e os jovens conseguem conscientizar os pais. O mais importante, conseguem cobrar que eles tomem iniciativa de acabar com os focos do mosquito. Mesmo porque, é preciso que todos se unam pra acabar com essas doenças que estão maltratando as pessoas”, ressaltou Bispo concluindo dizendo que ‘a meta é visitar todas as 354 escolas estaduais de Sergipe até o final de março.

 

 

Microcefalia
Em Sergipe, já foram notificados 180 casos de microcefalia em 46 municípios sergipanos. Foram 158 casos notificados em 2015 e 22 em 2016. Aracaju registra 45 casos, seguido por Nossa Senhora do Socorro, com 18, e Itabaiana com 13 casos.

 

Zika
Até 05 de fevereiro de 2016, foram coletadas e enviadas para o Laboratório de Referência Nacional, 682 amostras de casos suspeitos de Febre do Zika. Até o momento, temos o resultado de 124, nas quais não foi detectado o Zika vírus, e as demais ainda aguardam resultados. 191 amostras foram coletadas em Aracaju, 76 em Canindé e 42 em Nossa Senhora das Dores.

 

Chikungunya
Em 2014, em Sergipe, foram colhidas 68 amostras de casos suspeitos de Febre do Chikungunya e encaminhadas para o Laboratório de Referência Nacional, sendo apenas 1 amostra reagente no mês de outubro, tratando-se de caso vindo de Feira de Santana (Bahia).

 

Em julho de 2015, foi identificada a primeira amostra reagente autóctone, no município de Aracaju. Deste então, já foram confirmados laboratorialmente 194 casos, em 30 municípios. Aracaju (31 casos), Nossa Senhora das Dores (23) e Laranjeiras (19) concentram o maior número de casos.

 

Dengue
Em 2016, foram notificados até o presente 468 casos de dengue, com taxa de incidência de 20,87/100.000hab. O município que apresentou mais casos foi Itabaianinha com 143 casos, incidência de 345,38/100.00 habitantes.

 

Por Luciana Botto –  Agência de Notícias Alese

Com informações: G1 Sergipe

Foto: G1 Sergipe

 

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo