De propositura do deputado Estadual, e então presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), Luciano Bispo, do PMDB, foi realizado no Grande Expediente da Sessão Plenária na manhã desta quinta-feira, dia 19 de outubro, palestra sobre o Espaço Aéreo Brasileiro com vistas para atuação no espaço aéreo no Estado de Sergipe, cenário que foi apresentado pelo capitão Aviador, Diego Almeida Teixeira de Souza, da Força Aérea Brasileira (Aeronáutica).
Dentre a explanação, a qual abordou sobre as ações da Força Aérea na Defesa do país, o capitão Teixeira destacou que todo o trabalho desenvolvido pela aeronáutica é feito com base em três pilares: Integrar, Controlar e Defender o pais. Na oportunidade, capitão apresentou também os três principais tipos de aviações utilizadas pela força aérea, que são: aviões Caça, Helicóptero, e de Transporte.
Outra defesa comentada por capitão Teixeira foi sobre a atuação do Para-Sar . “ É a Tropa de Elite da Força Aérea, que são responsáveis pelo resgaste, tanto em período de guerra e de paz”, explicou ele sobre missão e operacionalidade do Para-Sar.
Finalizou sua exposição falando sobre a atuação do trabalho que a força área realiza no Estado de Sergipe. “Poucas pessoas conhecem esse trabalho. Tudo o que voa, e que passa pelo espaço aéreo de Sergipe, é responsabilidade nossa, controlado e monitorado pela Aeronáutica. Observamos todos os voos, e caso eles sumam, ou algo sinistro venha ocorrer ou ainda algum problema com a aeronave, somos responsáveis por acionar meios para realizar o resgate”, explicou o capitão.
Movimento aéreo no espaço sergipano
Capitão ressaltou que em Sergipe que apesar de equilibrado, o espaço aéreo é bem movimentado. “Por estar no meio do Nordeste, o espaço aéreo de Sergipe é bem movimentado, a estatística é de 30 a 50 mil tráfegos normais, por ano”, comentou o capitão da Aeronáutica.
Trabalho Social
O DTCEA_AR, em Sergipe foi criado em 30 de outubro de 1979, e está localizado no Aeroporto de Santa Maria. Capitão falou ainda que a base de Sergipe faz trabalho social, onde o principal é distribuição de sopa a moradores de rua, pela capital. Fazem ainda, palestra nas escolas, com temas sobre a aeronáutica e de direcionamentos, como o ingresso às forças armadas.
Presenças
Além dos parlamentares, participaram da palestra sobre o Espaço Aéreo Brasileiro, a tenente Juliane Lima, que representou o comandante da Capitania dos Portos, capitão João Batista; o Coronel Roberval Leão, representando o 28º Batalhão de caçadores; o padre Lázaro, reitor do Santuário N. Srª Menina. Também marcaram presença no evento, os soldados temporários da Aeronáutica, e alguns sargentos do corpo da Força Aérea em Sergipe.
Os deputados Georgeo Passos (PTC), Silvia Fontes (PDT), Luciano Pimentel (PSB), Moritos Matos (PROS), Maria Mendonça (PP), foram unânimes em louvar o trabalho realizado pela Força Aérea, no Brasil e em Sergipe. Disseram estar agradecidos pela exposição levada à Casa Legislativa, (que foi de propositura de Luciano Bispo).
O deputado Luciano Bispo, agradeceu a presença dos representantes da Força Aérea do Brasil na Casa, e da importância de setor estar bem amparado financeiramente para a manutenção da estabilidade que envolve a Segurança da Nação Brasileira. Também, disse querer conhecer, in loco, junto aos colegas parlamentares, o trabalho realizado na capital sergipana pela Aeronáutica em Sergipe.
Por Agência de Notícias Alese – #REDEALESE
Foto: Jadilson Simões