logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Luciano Bispo entrega reforma do Palácio Fausto Cardoso

 

COP_5076COP_5122COP_5166

Palco de embates que marcaram época na política sergipana, o Palácio Fausto Cardoso volta a fazer parte das atrações turísticas que formam o conjunto arquitetônico do centro da capital. O prédio que abriga a Escola do Legislativo estadual foi totalmente reformado. A obra de restauração foi inaugurada nesta quinta-feira, 18, pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Luciano Bispo. O projeto, que inclui a compra de mobiliário e equipamentos para a escola, custou R$ 4,8 milhões.

 

De arquitetura clássica e colonial, tombado pelo Patrimônio Histórico, o Palácio Fausto Cardoso já foi conhecido como palacete da Assembleia Provincial. Por muitos anos abrigou a sede do parlamento estadual, grandes nomes da política sergipana passaram por sua tribuna. Atualmente é sede da Escola do Legislativo, do memorial deputada Quintana Diniz e abriga o auditório Deputado Francisco Passos.

 

Tocada pelo restaurador Cristiano Lopes, a reforma tratou de garantir aspectos originais do prédio, um dos mais bonitos do centro de Aracaju. Foram adquiridos vários equipamentos para a escola que possui auditório, salas de aula, sala de coral, sonoplastia e um acervo arquitetônico de encher os olhos. A Escola do Legislativo Deputado João de Seixas Dória foi criada em 2003 por iniciativa do deputado estadual Antônio Passos.

 

“A decisão de restaurar essa grande obra é porque se trata de um grande patrimônio histórico de Sergipe. Aqui nessa Casa já foram travados grandes embates e agora surgiu a oportunidade de fazer essa reforma para garantir mais conforto e estrutura para a Escola do Legislativo. Vamos trazer a juventude para esse espaço para que possam aprender sobre o funcionamento do Legislativo”, comentou o deputado Luciano Bispo, que estava feliz em poder entregar ao povo sergipano uma obra de grande valor político e histórico. “Esse palácio se torna também uma atração turística no centro de Aracaju”, observou o presidente da Assembleia.

 

A Escola do Legislativo, segundo seu idealizador, foi criada para oferecer aos parlamentares, servidores, estagiários e aos profissionais terceirizados conhecimentos sobre o funcionamento do Poder Legislativo. Cursos e treinamentos preparam servidores com conteúdo que ajuda a entender o parlamento. A escola oferece conhecimentos básicos para o exercício da funções na Casa, qualificando o servidor nas atividades de suporte técnico­ científico, ampliando a sua formação em assuntos legislativos.

 

Antônio Passos estava feliz por ver a escola em instalações novas e com equipamentos modernos. “Me sinto honrado em estar presente a esse ato. Nos doze anos de existência da Escola do Legislativo ela cresceu, se desenvolveu e tem sido importante para treinar servidores da nossa Casa, prestando alguns serviços à sociedade sergipana. É um prazer também participar da restauração do prédio, Palácio Fausto Cardoso, uma obra imponente. Parabenizo os presidentes que participaram desse trabalho”.

 

O diretor geral da Alese e presidente da Escola do Legislativo, Roberto Bispo, disse que testemunhava a conclusão de uma longa etapa, que nem sempre foi fácil de ser executada. “Essa obra de reforma foi iniciada na gestão anterior e tivemos algumas dificuldades para concluir. Fico feliz em entregar esse espaço, essa escola à população de Sergipe. Os responsáveis pela restauração foram felizes na execução da obra, a meu ver ficou perfeito. É importante para Sergipe”, destacou.

 

A escola é uma unidade administrativa da Assembleia que também abriga o projeto “Parlamentar por um dia”. A ação aproxima o Legislativo da sociedade e oferece ferramentas para o fortalecimento da democracia por meio da educação política. O projeto leva atividades pedagógicas às escolas de Aracaju e do interior, envolvendo estudantes que se tornam deputados e conhecem o funcionamento do parlamento. Os deputados-mirins criam leis e vivenciam a experiência de atuar no Plenário. Os adolescente experimentam o prazer de ocupar o lugar de deputados e aprendem formação política.

 

Diversas autoridades estiveram presentes à inauguração das novas instalações da Escola do Legislativo, como o desembargador Ruy Pinheiro, representante do presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Carlos Pinna de Assis, o reitor da Universidade Tiradentes (Unit), Joubert Uchôa, deputados e outras autoridades.

 

Por Dilson Ramos- Agência de Notícias Alese

 

 

 

 

 

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo