Luciano Bispo defende Reforma da Previdência com alterações na proposta

Por Habacuque Villacorte – Rede Alese

O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado estadual Luciano Bispo (MDB), esteve em Brasília (DF), essa semana, na companhia de outros chefes do Legislativo do Nordeste e de alguns representantes para apresentar uma proposta de retirada do texto original, de alguns pontos conflitantes da Reforma da Previdência encaminhada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), para o Congresso Nacional.

O parlamentar sergipano entregou a medida nas mãos do presidente do Congresso, senador David Alcolumbre (DEM/AP), e ao presidente da Câmara Federal, deputado Rodrigo Maia (DEM/RJ). Luciano Bispo não escondeu que é defensor da Reforma da Previdência, mas reconheceu que alguns pontos polêmicos precisam ser alterados do texto original. “Não dá para continuar com essa questão do trabalhador rural e a retirada do BPC (Benefício de Prestação Continuada) para idosos e pessoas com deficiência”.

Luciano Bispo avalia como “fundamental” a Reforma e reforça que o País atravessa um novo momento. “A corda esticou! Não dá mais para esperar, a Reforma é importante e o Brasil precisa andar. Nossos filhos estão formados e desempregados; outros estão se formando e não conseguem trabalhar! São mais de 100 dias e o governo (Bolsonaro) precisa avançar do ponto de vista econômico”.

Em seguida, Luciano Bispo disse que levou, tanto para David Alcolumbre quanto para Rodrigo Maia uma proposta do governador Belivaldo Chagas (PSD) em defesa do Banco do Nordeste. “Fomos muito bem recebidos por Maia e Alcolumbre, com cordialidade e elegância, da melhor maneira possível. O senador, inclusive, foi muito prestativo e simples. Já Maia nos disse que não há qualquer encaminhamento sobre fim do Banco do Nordeste e nem de fusão com o BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social)”.

Por fim, Luciano Bispo disse que defende a Reforma da Previdência, mas com as devidas alterações com a retirada de pontos polêmicos. Sobre o Banco do Nordeste ele reforçou que é preciso ficar atento e tentar resolver qualquer impasse logo. “O senador (Alcolumbre) adorou nossa proposta e já pretende adotá-la como lei. Queremos a autorização para os governadores nordestinos contratarem com o Banco do Nordeste, que tem dinheiro, onde os juros são menores e as prestações mais flexíveis”.

A proposta dos governadores, encaminhada por Luciano Bispo, defende o fortalecimento do Banco e a aplicação de 30% do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste para empréstimos aos chefes do Executivo.

Foto: Marcos Brandão/Agência Senado